Começo o passeio pelas ruas de Udaipur (conhecida como the white city - a cidade branca) mostrando não uma rua, mas um palácio no meio do lago Pichola. Esta é a "marca" de Udaipur e é, por certo, uma das vistas mais conhecidas da Índia (penso que só é "batida" pelo Taj Mahal...): o Lake Palace Hotel.
domingo, 31 de janeiro de 2010
Pelas ruas de Udaipur...
sábado, 30 de janeiro de 2010
Udaipur - Noite de folclore no Bagore Ki Haveli Museum
O espectáculo de folclore estava marcado para as 19 horas, mas as pessoas começaram a chegar mais cedo pois o número de lugares (principalmente os bem localizados) não eram muitos. Estavam presentes umas 50 a 60 pessoas. Muita cor, muita música e exotismo... Primeiro uma foto da entrada do museu tirada durante a tarde.
Clicar para voltar à 2ª quinzena
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Udaipur - O palácio da cidade
O palácio da cidade - o City Palace - é o maior no género no Rajastão e constitui uma excelente combinação de arquitectura militar e técnicas decorativas mongóis. Construído na margem oriental do lago Pichola, praticamente no centro da cidade, o palácio merece uma visita demorada... A sua construção foi iniciada no séc. XVI e terminou já no séc. XX. Embora chamado de Palácio da Cidade de Udaipur, na realidade, é um complexo de palácios que ocupam cerca de 2 hectares e que foram sendo construídos ou ampliados por 22 diferentes marajás. Para além de em parte dele estar instalado um museu e numa outra parte viverem os descendentes dos marajás, ainda sobrou espaço para ali serem instalados hotéis de luxo!
Vista parcial (tirada do meio do lago Pichola)
A entrada principal para o palácio/museu (a porta Tripolia)
Varandas e cúpulas (repare-se na "terminação" da cúpula maior com vidros)
Salas diversas e os vidros coloridos





















quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Apontamentos marginais - 6
Casamentos
Descendo à rua... eis o gerador
A banda e as pessoas transportando a iluminação (repare-se nos cabos que ligam a iluminação ao gerador que vem lá atrás!)

A terminar duas fotos que me foram cedidas pelo meu amigo Diogo: são anúncios de casamentos! São outdoors enormes (parecem de propaganda politica!)

Clicar para voltar à 2ª quinzena
O casamento é uma cerimónia interessante em qualquer parte do mundo, mas na Índia é-o muito mais, pelo menos para nós ocidentais. As fotos que mostro foram tiradas em diferentes locais e daí que o cerimonial seja, em cada uma delas, muito diferente e, por vezes, exótico!
A iniciar duas fotos tiradas em Goa, não muito diferentes das que estamos habituados a ver: a viatura que transporta os noivos e uma noiva.
Ainda em Goa, um casalinho hindu, que se dirige a um templo acompanhados pelos pais da noiva
As três seguintes foram tiradas em Amritsar: a primeira mostra a festa dos convidados e/ou acompanhantes, depois um "carro" com altifalantes que vai transmitindo música (não se vê mas no seu interior vai um gerador para alimentar o som!) e a terceira dois daqueles "carros" estacionados

As duas seguintes foram tiradas junto ao rio Ganges, em Varanasi. Repare-se no simbólico nó que une o vestido da noiva a um lenço que o noivo transporta 
Agora o mais espectacular casamento que vi passar. Primeiro fotos tiradas da varanda do hotel onde fiquei hospedado. O cortejo abre com uma banda e com pessoas transportando luzes!
Lá atrás um gerador (aqui ainda visto de cima) que alimenta as lâmpadas do cortejo!

















Subscrever:
Mensagens (Atom)