sexta-feira, 15 de março de 2013

Introdução

Esta Introdução começou por ser o primeiro post da viagem que fiz à Índia em 2009. Como dizia na altura, era a minha quinta visita à Índia e, para além de alguns posts em VIAJANDO... e vendo!, nada tinha mostrado deste país!...
Numa primeira fase o blogue pretendeu apenas dar a conhecer, a familiares e amigos, como ia decorrendo a minha viagem pela Índia... era uma espécie de diário resumido que fui mantendo actualizado. Depois do regresso a Portugal, a pouco e pouco, fui reescrevendo aquele diário e, mais em pormenor, relatando a viagem e adicionando as fotos correspondentes.
Ao diário resumido de 2009 (5ª visita à Índia), adicionei o de 2011 (6ª visita) e "reparti" as duas viagens em posts quinzenais que, juntamente com os mapas no início da quinzena, funcionam como uma espécie de índice/guia das viagens. É pois uma tentativa para mostrar, em forma próxima de um diário, aquilo que vi e contar mais em pormenor o modo como as viagens decorreram. A tarefa foi demorada (ainda não tinha acabado de postar 2009 e já iniciava a viagem de 2011!...) pois, para além da minha falta de jeito para a escrita, tive de ver uns milhares de fotos que tirei (muitas delas... lixo!), seleccionar as mais interessantes e tratá-las...
Uma nota adicional: só as datas que fazem parte do texto das quinzenas abaixo são as reais... todas as outras servem apenas para ordenar os posts.

Aqui ficam "as quinzenas":
2009 - A minha viagem dia a dia... 1ª quinzena
2009 - A minha viagem dia a dia... 2ª quinzena 
2009 - A minha viagem dia a dia... 3ª quinzena

2011 - De novo na Índia - Outubro 
2011 - De novo na Índia - 1ª quinzena de Novembro
2011 - De novo na Índia - 2ª quinzena de Novembro 
2011 - De novo na Índia - Dezembro

Quero desde já deixar aqui expresso que esta é a minha visão da Índia! Tenho a certeza de que a mesma não é tão cor-de-rosa como a que certos filmes e telenovelas mostram, como também tenho a certeza de que não é tão negra como por vezes é mostrada em certas mensagens que circulam na Net! Mostro, daquilo que vi, o que mais gostei, mostro algumas coisas de que não gostei, mas estejam certos que o que me leva à Índia não é nem a sujidade, nem a pobreza, ...

Alguns amigos têm-me pedido "dicas" para viajar na Índia. Apenas dou três conselhos:
façam a consulta do viajante (e sigam os conselhos médicos)
vão à vontade, de coração e mente abertos e
levem um bom guia acerca da Índia (para mim os melhores são os da Lonely Planet, mas se levarem os da Rough Guides também não irão mal...).

Adicionalmente aconselharia a leitura de Uma ideia da Índia de Alberto Moravia e, se puderem, vejam os filmes Ghandi, O exótico hotel Marigold e Quem quer ser milionário. Há mais... mas estes ainda se  encontram com facilidade.

No mapa abaixo estão marcados os locais onde parei... A azul as visitas de 2009, a amarelo as de 2011 e a verde as visitas que repeti...


Clicar para ver ampliado > Os locais que visitei...

18 comentários:

  1. Boa viagem! Eu cá te irei seguindo...Bjs.Marocas

    ResponderEliminar
  2. Estarei no teu pé, sempre que possa.
    Que tudo corra bem. BOA VIAGEM
    Beijocas
    Guida

    ResponderEliminar
  3. Eh pá João, sendo a quinta visita já deves ser
    brahaman, pois ser xôdu não é para a tua categoria, mas para a rafeirada. Como gostaria de estar aí contigo.Gosto muito da India, em geral e de Goa em particular.Olha que alguém dizia que por aí havia(há)de bom "a mulher e o caril". Irei sendo o carro-vassoura nesta tua digressão.Boa sorte e tudo pelo melhor.João Zibreira.

    ResponderEliminar
  4. Olá João, vou-te acompanhar como sempre.Dá uma forte abraço ao Vamona por mim, não te esqueças.Boa viagem e bjkas
    Mokala

    ResponderEliminar
  5. Oh! João...

    E eu que nunca fui à India. E gostaria de ir!... Traz boas "dicas" para a malta que decida viajar para esse destino. E boa viagem e boa estadia.

    Alfredo

    ResponderEliminar
  6. Por cá te vou acompanhando. Diverte-te com os "patrice de nosso" e faz boa viagem. A malta está contigo. Um abraço. Serafim

    ResponderEliminar
  7. Eh pá João, Mumbai, Bombaim ou Bombay, ou lá como um dia irão chamar-lhe, é uma cidade colossal.
    Vale a pena gastar algum tempo a descobrir as suas belezas e as suas fealdades. É de uma riqueza humana espantosa. Experimenta uma viagem de comboio uma experiência p'ra vida. Com máquina fotográfica tanto melhor. Quando fores a Goa e a Margão (capital das especiarias) informa com antecedência.
    Um grande abraço.
    João Zibreira.

    ResponderEliminar
  8. Amigo João,
    Já vi que viraste "professional traveller".Pois diverte-te que a vida são dois dias. Não te esqueças de ir dar banho no Ganges para ficares purificado.
    Cá te irei seguindo com todo o gosto,e com muita pena de não precisares dum ajudante para te carregar as malas.
    Um abração.

    Lino

    ResponderEliminar
  9. João
    Dá aí um mergulho por mim nessas àguas quentinhas do Indico, ok?
    Vou-te seguindo...Abração
    Marocas

    ResponderEliminar
  10. Dr. Taborda,
    Com que então, banhinhos, refrescos, peixinho grelhado e as meninas do gabinete de empresas de Oliv Azemeis a apanharem banhos de chuva, banhos de pó preto do ar condicionado...
    Divirta-se muito, cá o vamos seguindo.
    Um abraço
    Mariza Brandão

    ResponderEliminar
  11. Ai que saudade! E que inveja(da boa)!!!
    Não perca o mágico por-do-sol visto do Monsoon Palace em Udaipur! Eu adoro Udaipur!...E todo o Rajastão! Vou continuar a acompanhar a sua fantástica viagem!!! Devo voltar em 2010! :P Beijinhos e continuação de boa viagem com muitas aventuras nesse país "fabulástico"!!!
    Maria José Visinho

    ResponderEliminar
  12. Olá João, nem imaginas a inveja que sinto pois gostava de conhecer a Índia. Todos os dias abro as tuas novidades no blog. Que tudo te corra bem. Boa viagem.
    Beijinhos. Adélia André

    ResponderEliminar
  13. Admiro em si esse espírito aventureiro. Lembro-me de, no regresso de uma das suas viagens (a 1ª?) estávamos ainda na Rua da Alegria, ter aparecido com uma valente constipação. Espero que não seja o caso desta vez. De qualquer modo cuidado com os banhos... Cá o acompanharei desejando-lhe uma óptima viagem. Mendes da Silva

    ResponderEliminar
  14. Olá João!
    Continuação de Boa Viagem.
    Cá te vou seguindo.
    Beijos e abraços
    Guida

    ResponderEliminar
  15. Maneira a viagem. Deve ter sido emocionante. Afina a Índia...
    Abraços.
    _____
    Gostaria que conhecesse o "RIO ENTERTAINMENT"
    http://jafogandooganso.wordpress.com
    Nesse espaço o Rio de Janeiro é apresentado pela cultura, curiosidade, personalidades, áreas de lazer e entretenimento.
    Visite e comente, tá?

    Guará Matos-Editor.

    ResponderEliminar
  16. Que você continue fazendo sempre o que gosta. Acredito que realização maior não existe, meu amigo.
    Seja cada vez mais feliz.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  17. Olá, descobri o seu blogue recentemente e gostei muito dos textos e das fotografias. Também sou uma afortunada por conhecer este fabuloso país que não deixa ninguém indiferente. Estive lá de 14 a 29 de Agosto deste ano e estou constantemente a "voltar"!

    ResponderEliminar
  18. Parabéns pelas experiências vividas neste mundo chamado India. E obrigado pela visita e comentário deixado em nosso blog.
    Roberto e Deise

    ResponderEliminar