segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Margão

Esta é a imagem mais conhecida do centro de Margão (não me habituo ao Madgaon "oficial"). Neste edifício colonial funciona a Câmara Municipal, uma biblioteca e alguns "serviços governamentais". À sua volta, ou muito perto, localizam-se as principais lojas, o mercado, as paragens de autocarros, o jardim,...Seguem-se quatro vistas de ruas mais ou menos centrais de Margão, sendo as duas últimas tiradas ao entardecerA caminho do Monte, um jardim público e um conjunto escultório, que achei muito interessante, nos jardins do Hospício do Sagrado Coração de Maria, que homenageia o seu fundador o Padre António João de Miranda
Subindo ao Monte (é este mesmo o seu nome - Monte Hill!) encontra-se a capela de Nossa Senhora da Piedade (também chamada de igreja do Monte) e......daqui têm-se estas magnificas vistas da cidade e...
...do seu estádio.Também daqui uma vista para a Igreja do Espírito Santo
A Igreja do Espírito Santo, construída inicialmente em 1565 no local onde existiu um templo hindu demolido, foi saqueada por diversas vezes, tendo sido reconstruída, tal como hoje a vemos, em 1675. A igreja é linda, destacando-se o tecto de estuque, o púlpito dourado com as figuras dos apóstolos e o altar-mor rococó.
Pormenor da fachada...
...o altar-mor (estava em restauro quando visitei a igreja)...
...o púlpito e......o tecto de estuque.
Muito perto da igreja, estes painéis de azulejos existentes num muro que rodeia o palacete que mostro a seguir, pertencente a uma empresa - a Vinícola - que se dedica à produção de vinhos. Não parecem cópias de painéis existentes no Norte de Portugal?! (as fotos ampliam quando "clicadas"). Segundo comentário deixado por um leitor deste blog - Ivo da Costa Azaredo - os azulejos não são cópias (mas nota-se, sem duvida, a inspiração nos azulejos portugueses!), foram desenhados por uma pintora portuguesa - Helena Ferreira - e um pintor indiano - Baban Naique.
Eis o palacete, construído em 1790, acima referido - Sat Burnzam Gor (Sete Telhados(?!)) - que os guias turísticos aconselham a ver.
À saída da cidade... uma rotunda com repuxos...Clicar para voltar à 1ª quinzena

3 comentários:

  1. Os painéis de azulejos que o SR. viu na Vinícola não são cópia dos azulejos que se encontram no norte de Portugal.Foram desenhados pela Dona Helena Ferreira,uma pintora portuguesa e um pintor indiano Baban Naique.Foram mandados fazer pelo meu filho que faleceu a 10 de Maio de 2010 com 44 anos.Como a minha mulher é poruguesa e eu goês, somos formados pela Universidade de Coimbra, ela em Fisico Quimica e eu em Medicina,é possivel que nosso filho tivesse ficado influenciado pelas nossas conversas quanto aos belos painéis de azulejos que existem em Portugal.Além da Vinícola que fundada recentemente 1970 por mim; temos uma outra companhia fundada pelo Bernardo Francisco da Costa em 1885 e hoje tem 125 anos de existencia.Quero também dizer ao Senhor que os lisboetas nascem na MAC. A MAC é a Maternidade Alfredo da Costa. O Prof Doutor Alfredo da Costa é filho de Bernardo Francisco da Costa e nasceu em Margão.Adoramos ver o seu blog e peço desculpas do meu portugues com o qual perdi o contacto desde que viemos para Gôa em 1961 antes da libertação.
    Com os melhores comprimentos sou

    Ivo da Costa Azaredo
    248 Rua de São Joaquim Borda Fatorda Margão Gôa.India

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário e esclarecimentos. O seu português é magnífico. Um forte abraço

      Eliminar
  2. Olá Taborda,
    Sabe que achei encantadora a Capela da Nossa Senhora da Piedade, lá em cima do monte, tão sossegada, calma e tão tranquila? Deve ser um lugar muito lindo!E tem um altar muito bonito também.
    A foto com a vista da Igreja do Espírito Santo está muito bonita! E, claro, a Igreja com os seus dourados é mesmo muito, muito linda!
    Pois, os painéis de azulejo parecem de facto cópias dos painéis portugueses, mas tomei a liberdade de ler o outro comentário, e já vi que não são. São muito bonitos!
    Também acho o conjunto escultórico no Jardim do Hospício muito interessante,as esculturas são muito delicadas e perfeitas, e o palacete das Sete Chaminés também é bonito de olhar.
    Tudo muito lindo e interessante.
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar