quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Museu em Velha Goa

Para além das igrejas e conventos há ainda para ver em Velha Goa muito mais! Destaco o Museu Arqueológico (e as "pedras" expostas ao ar livre junto dele), o Museu de Arte Cristã (o primeiro museu de arte cristã na Ásia!... mas que não visitei), o Arco dos Vice-Reis e a Porta do Palácio do Xá Adil.
Logo à entrada do Museu Arqueológico informaram-me que era proibido tirar fotografias! A primeira foto foi por isso tirada de fora, é a estátua de Afonso de Albuquerque (esteve antes numa praça de Pangim)No interior do museu destaca-se o conjunto de retratos de todos os Vice-Reis e Governadores Gerais que governaram o "Estado Português da Índia". Apesar da proibição, um vigilante goês e que falava português, "fechou os olhos" para que eu tirasse algumas fotos. Um dos retratos expostos - D. João de Castro (4º Vice-Rei - 1545 - 1548)
Um expositor com ampliações dos selos que circularam na "Índia Portuguesa"Nos jardins que envolvem o museu "algumas pedras" provenientes de edifícios de GoaO Arco dos Vice-Reis foi mandado construir em 1597 pelo bisneto de Vasco da Gama em memória do seu bisavô. Este imponente arco, quase todo em pedra vermelha da região (a laterite), foi depois restaurado em 1954.
No cimo do Arco de um lado um nicho com a estátua de Vasco da Gama e...
...do outro lado
Baixo relevo no interior do arco
Eis o que resta do palácio do Xá Adil, residência oficial dos Vice-Reis de 1554 a 1695, uma porta com lintel e pilares de basalto.
Clicar para voltar à 1ª quinzena

4 comentários:

  1. Olá Taborda,
    Do palácio todo, que deve de ter sido lindo e imponente, só restou uma porta... E as fotos daquelas pedras todas que vieram de edifícios de Goa... A porta e as pedras devem estar cheias de histórias diferentes para contar! Bonito, mas cheio de nostalgia.
    O Arco dos Vice Reis é muito bonito! Quase todo em pedra vermelha, eu na minha ignorância pensei logo que era tijolo... Uma homenagem muito linda para um bisavô ilustre!
    Que bom que o guarda deixou tirar as fotos (também já fui guarda de museu, e de vez em quando também "fechava os olhos")! A exposição é muito bonita!
    Mais um passeio lindo na Velha Goa.
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar
  2. Pena não ter publicado a foto da estátua em Bronze da autoria do Escultor Martins Correia que está no Museu. Vejam a página do facebook do Escultor e verão lá a estátua. Coloquem um GOSTO na página

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde! A estátua de Afonso de Albuquerque que está na entra do Museu, é da autoria do meu pai, escultor Armando Mesquita, e foi executada em 1939...
    Clotilde Fava

    ResponderEliminar
  4. Fotos impecáveis. Gostaria de as inserir num livro que estou a escrever sobre a minha estadia em Velha Goa, em serviço militar. Por favor, informe-me se o posso fazer com sua autorização.

    ResponderEliminar