domingo, 14 de fevereiro de 2010

O Forte de Agra

Situado, tal como o Taj Mahal, na mesma margem do rio Yamuna, o Forte de Agra (também conhecido como o Forte Vermelho de Agra) é uma construção imponente em arenito vermelho que rodeia um grande complexo de edifícios palacianos. Considerado como uma das fortalezas mongóis mais notáveis da Índia, foi construído entre 1565 e 1573 pelo imperador Akbar. O neto deste imperador, Sha Yahan (o mesmo que construiu o Taj Mahal), acrescentou-lhe edifícios em mármore branco, transformando o forte num palácio e daí que seja considerado como uma cidade-palácio fortificada. Mais tarde o forte viria a transformar-se na jaula de ouro de Sha Yahan, quando o filho lhe arrebatou o poder e o manteve aqui prisioneiro durante os seus últimos oito anos de vida.
A entrada faz-se por aqui, após o arco, a... ...a magnífica porta Amar Singh Vistas das muralhas
Pormenor da decoração no interior das muralhas
Logo após a entrada encontra-se um belo jardim e o Diwan-i-Am (Salão de Audiências Públicas do Imperador), um salão com......belas arcadas dentro de um pátio interior e...
...pormenor da sala do trono (dá para o salão).
Foi nesta torre de dois andares - a Musamman Burj - com vista panorâmica para o Taj, que Sha Yahan foi aprisionado pelo filho e onde passou os seus últimos anos olhando o túmulo da sua amada - o Taj Mahal
Pormenores
Esta seria a vista (...mas por certo menos poluída) que Sha Yahan tinha do Taj Mahal...
Dentro das muralhas existem três mesquitas: a Mina Masjid (Mesquita da Gema), a Moti Masjid (Mesquita da Pérola) e a Nagina Masjid (Mesquita da Jóia). A primeira é considerada a mais pequena mesquita do mundo (deve ter sido por isso que não a encontrei :) ) era a mesquita privada do imperador, a segunda -a Moti Masjid - que não estava aberta ao público, vê-se para lá do muro... ...e a terceira - a Nagina Masjid - foi construída por Sha Yahan para o seu harém, é também uma pequena, mas muito interessante, mesquita. Aqui ficam três fotos
O Jehangir Mahal, o harém principal do imperador visto do jardimPormenores diversos de construções em arenito vermelhoTrabalhadores em obras de restauro/manutenção.
Grupo de jovens saindo, tal como eu, pela mesma porta por onde entrei - a Amar Singh.
Clicar para voltar à 2ª quinzena

2 comentários:

  1. Olá Taborda,
    Que triste! Então Sha Yahan passou os seus últimos oito anos de vida, prisioneiro dentro do seu próprio palácio, e olhando para o túmulo da sua amada! Fechado numa torre... Fiquei com pena dele. O filho além de usurpador, devia ser uma pessoa muito má e ruim.
    Mas esquecendo essa parte,o Forte é muito bonito e tem uma cor linda! O Salão de Audiências Públicas do Imperador tem realmente umas arcadas belíssimas!!!
    As duas mesquitas são também muito bonitas. Pena que a terceira, pois... de tão pequena, nem se viu. As sua fotografias estão muito bonitas, como sempre.
    A vista que Sha Yahan tinha do Taj Mahal, era muito linda! Mas, mesmo assim, continuo cheia de pena dele...
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar
  2. E de pensar que o Mahal é a maior prova de amor do mundo,cara daria de tudo pra conhecer esse mausoléu,Ah e apropósito não é Sha Yhan é Shan jahan ;)

    ResponderEliminar