sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Os cenotáfios reais em Gaitor

Um pouco afastados do centro de Jaipur, em Gaitor, estão os cenotáfios de mármore dos reis Kachhwaha (um cenotáfio é um memorial fúnebre destinado a homenagear uma pessoa cujos restos mortais estão em outro local ou em local desconhecido), mandados construir por Sawai Jinh II. Sobre as plataformas de cremação foram construídos os chhatris (cúpulas) de mármore, sustentados por colunas, igualmente de mármore, ricamente decorados com cenas religiosas e mitológicas.
Começo por mostrar a entrada do jardim murado que alberga os cenotáfios (entrada gratuita mas... para poder fotografar 10 rupias).O mais impressionante cenotáfio é o que mostro a seguir, é dedicado a Jai Singh II. Mostro depois cinco fotos de pormenores do trabalho em mármore.As fotos seguintes são de outros cenotáfios reais, acerca dos quais não sei dar qualquer explicação. Já depois da visita fiquei a saber que o último cenotáfio aqui construído foi em 1997 em memória de Jagat Singh (era filho e herdeiro do último marajá de Jaipur, mas não chegou a reinar).
Clicar para voltar à 2ª quinzena

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    Os cenotáfios são tão lindos! Parecem castelos em miniatura! Nem parecem memoriais fúnebres, são muito bonitos, não fazem nada pensar em morte, nem em tristeza. Os pormenores são encantadores, é a tal renda em pedra mármore, não é? Belíssimos!
    São todos muito lindos,e o mais impressionante pode mesmo ser o primeiro, mas eu gosto mais do da última foto. Faz-me pensar num castelo encantado, no meio do nevoeiro.
    Valeu bem as dez rupias! Pelo menos para nós, os que só estamos a ver...
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar