Neste pequeno e elegante túmulo-jardim, romanticamente denominado como caixa de jóias de mármore, está sepultado Itimad-ud-Daulah, o Senhor dos Tesouros do Império Mongol. A sua construção iniciou-se em 1622, a mando da sua filha Nur Yahan, e demorou cerca de seis anos a ser concluído. O túmulo é uma fusão de mármore branco, mosaicos coloridos, pedras embutidas e rendilhados. É considerado como o mais inovador monumento mongol do séc. XVII, já que marca a transição entre a arquitectura robusta de arenito vermelho e a sofisticada e "leve" arquitectura do Taj Mahal, sendo o primeiro monumento mongol a ser construído em mármore.
Atravessando o rio Yamuna, na margem contrária àquela onde se situa o Taj Mahal, chega-se ao "complexo" por aqui...Pormenor da entrada, vendo-se ao fundo o túmulo
À esquerda o túmulo, ao fundo a entrada...Uma das quatro torres e pormenor de uma outraPormenores dos trabalhos, verdadeiros bordados/pinturas, com pedras embutidas.
Portas, janelas, rendilhados e bordados/pinturas ...
O rio Yamuna visto daqui...
Namorando e vendo o Yamuna...
Clicar para voltar à 2ª quinzena
Olá Taborda,
ResponderEliminarE que lugar tão bonito para namorar! A vista do rio Yamuna é muito bonita!
O túmulo do senhor com o nome complicado, é lindo! Parece muito mais um castelo encantado, do que um túmulo. Todo trabalhado, com tantos pormenores pequeninos! Encantador! Houve uma altura da minha vida, em que gostava muito de fazer renda, e quando levantava o trabalho e afastava um pouco, o que se via, era algo parecido com estas arquitecturas, abertos, fechados, arcos,semi-arcos, cruzamentos... muito lindo! E ainda por cima com as cores dos mosaicos, dos mármores, das pedras! Uma obra fascinante!
A porta da entrada, que leva ao túmulo, também é muitíssimo bonita.
Beijinhos,
Glória
Caro Taborda,
ResponderEliminarNão consegui visualizar muito bem os detalhes das portas. Elas são rendilhadas na pedra? Deve ser muito bom ver tudo isso de perto!!!
Saudações!