terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Agra - O Túmulo de Itimad-ud-Daulah

Neste pequeno e elegante túmulo-jardim, romanticamente denominado como caixa de jóias de mármore, está sepultado Itimad-ud-Daulah, o Senhor dos Tesouros do Império Mongol. A sua construção iniciou-se em 1622, a mando da sua filha Nur Yahan, e demorou cerca de seis anos a ser concluído. O túmulo é uma fusão de mármore branco, mosaicos coloridos, pedras embutidas e rendilhados. É considerado como o mais inovador monumento mongol do séc. XVII, já que marca a transição entre a arquitectura robusta de arenito vermelho e a sofisticada e "leve" arquitectura do Taj Mahal, sendo o primeiro monumento mongol a ser construído em mármore.
Atravessando o rio Yamuna, na margem contrária àquela onde se situa o Taj Mahal, chega-se ao "complexo" por aqui...Pormenor da entrada, vendo-se ao fundo o túmulo
À esquerda o túmulo, ao fundo a entrada...Uma das quatro torres e pormenor de uma outra
Pormenores dos trabalhos, verdadeiros bordados/pinturas, com pedras embutidas.
Portas, janelas, rendilhados e bordados/pinturas ...
O rio Yamuna visto daqui...
Namorando e vendo o Yamuna...
Clicar para voltar à 2ª quinzena

2 comentários:

  1. Olá Taborda,
    E que lugar tão bonito para namorar! A vista do rio Yamuna é muito bonita!
    O túmulo do senhor com o nome complicado, é lindo! Parece muito mais um castelo encantado, do que um túmulo. Todo trabalhado, com tantos pormenores pequeninos! Encantador! Houve uma altura da minha vida, em que gostava muito de fazer renda, e quando levantava o trabalho e afastava um pouco, o que se via, era algo parecido com estas arquitecturas, abertos, fechados, arcos,semi-arcos, cruzamentos... muito lindo! E ainda por cima com as cores dos mosaicos, dos mármores, das pedras! Uma obra fascinante!
    A porta da entrada, que leva ao túmulo, também é muitíssimo bonita.
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar
  2. Caro Taborda,
    Não consegui visualizar muito bem os detalhes das portas. Elas são rendilhadas na pedra? Deve ser muito bom ver tudo isso de perto!!!
    Saudações!

    ResponderEliminar