quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Delhi - O templo de Akshardham

Este "complexo" foi construído ao longo de 5 (!) anos, tendo sido inaugurado a 6 de Novembro de 2005. Ao longo desses cinco anos trabalharam aqui cerca de dez mil pessoas, muitas delas como voluntários. Embora conhecido como Akshardham o nome "oficial" é Swaminarayan Akshardham, tendo sido construído para cumprir o desejo de Brahmaswarup Yogiji Maharaj em 1968 "um templo construído nas margens do rio Yamuna". O seu desejo só veio a ser concretizado pelo seu sucessor e actual "chefe" espiritual Pramukh Swami Maharaj.
As construções são feitas em mármore branco e arenito rosa, não tendo sido utilizado em parte alguma das construções cimento armado.
O conjunto é espectacular, o que já leva a que muitos o considerem como a oitava maravilha do mundo! Refira-se, a titulo de exemplo, que o templo principal tem 234 pilares esculpidos detalhadamente do chão até ao tecto! Para onde quer que se olhe é tudo esculpido... Só neste templo existem vinte mil esculturas!
...mas não há bela sem senão! é totalmente proibido tirar fotografias! À entrada é obrigatório deixar tudo o que se leva na recepção! Nunca vi nada igual... nem nos aeroportos logo após o 11 de Setembro! O telemóvel é guardado num cacifo e, obrigatoriamente, sem a bateria! Nada de sacos, carteiras, tabaco, isqueiro, fósforos, água (muito menos bebidas alcoólicas), canetas(!), papel(!), comida de qualquer espécie e, claro, máquinas fotográficas e de vídeo,... e ainda se é revistado antes de entrar!
De qualquer modo... é excepcional!
De fora estas foram as duas que tirei: uma vista de longe e...
...as filas para guardar os "pertences" (em que, apesar de tudo, até esperei pouco).Seguem-se três fotos de cartazes publicitários existentes na estação de metro próxima e...
...outras três retiradas do site oficial de Akshardham, que aconselho a ver.Clicar para voltar à 2ª quinzena

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    Mas porque é que tiram as baterias aos telemóveis? E os papeis e as canetas?... Que divertido! As máquinas fotográficas e de filmar, até dá para perceber, agora o resto... e revistados depois. Pelo menos, falta de segurança não há.
    Mas o Templo é muito lindo!Parece um palácio encantado das mil e uma noites! Lindo!
    Bem que merecia ser considerado a oitava maravilha do mundo! E a cor é muito bonita (mármore branco e arenito rosa)!
    Tudo é esculpido. Uma beleza esmagadora, um trabalho e uma arte incríveis!
    Gostei muito.
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar