sábado, 27 de fevereiro de 2010

Sanchi - A Grande Stupa

Quando marquei num mapa da Índia os locais que previa visitar, não constava entre eles a localidade de Sanchi, já que esta povoação ficava fora do "rascunho" de rota que havia traçado e o que havia para ver, pensava eu, era pouco!... Puro engano! ao ver uns postais numa livraria em Delhi fiquei entusiasmado e resolvi ir a Sanchi!
Aqui existe o mais antigo e o mais grandioso monumento budista na Índia, declarado Património da Humanidade pela UNESCO. A construção deste conjunto monumental (pilares, palácios, templos e mosteiros) teve o seu início nos séculos II e I AC (!!!) e desde essa altura e até ao século XII foi o maior centro budista da Índia.
Distando cerca de 40 km de Bhopal (lembram-se da nuvem tóxica proveniente de uma fábrica de adubos que em 3/Dez/1984 matou nesta cidade cerca de 20 mil de pessoas?), Sanchi é uma pequena povoação cujo atractivo é a Grande Stupa... (stupa - monumento budista de carácter comemorativo, utilizado muitas vezes para guardar relíquias. Tem normalmente a forma de hemisfério, coroado por um relicário).
Três vistas da Grande Stupa
Seguem-se duas fotos daquela que é conhecida como Stupa 3, construída no séc. II AC, e que continha as relíquias de dois discípulos de Buda (Sariputra e Maudgalayana).
Outras stupas...
Templos e mosteiros...
Mas o mais importante, ou a glória deste conjunto monumental, são as quatro toranas (pórticos) da Grande Stupa. São esculturas fantásticas em pedra, mas parecem trabalhos em madeira ou marfim, acrescentadas no séc. I AC (!), mostram diversos temas budistas. Ao longe as quatro toranas (uma em cada ponto cardeal) parecem todas iguais à que mostro abaixo......mas são muito diferentes umas das outrasSeguem-se pormenores diversos das toranas...Mesmo afastado das grandes rotas turísticas este conjunto monumental é muito visitado... mas penso que neste dia eu era o único estrangeiro a fazer a visita...
Clicar para voltar à 2ª quinzena

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    Ainda bem que mudou de ideias, e resolveu visitar Sanchi!
    As stupas são muito bonitas,com as suas formas de hemisfério, assim como os mosteiros e templos. Mas de facto, o que acho lindíssimo são as quatro toranas! Sem dúvida, parecem trabalhos em madeira ou em marfim! Delicados, ricos de pormenores, perfeitos! Como deve de ser extremamente difícil conseguir toda aquela riqueza de detalhe quando se está a trabalhar em pedra!....
    A última foto é muito bonita! Os visitantes locais, com as suas roupas coloridas e cheias de alegria! Trazendo vida e animação a um conjunto de monumentos tão antigos e parados no tempo!
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar