Este foi o primeiro grandioso túmulo/jardim mongol construído, nele se vindo a inspirar, entre outros, o Taj Mahal. Fui mandado construir por Hamida Banu Begum a primeira viúva (em vida a sua favorita) de Humayun, o segundo imperador mongol. A sua construção decorreu entre 1565 e 1572 sob o traço do arquitecto persa Mirak Mirza Ghiyas. É também chamado de Dormitório da Casa de Timur pois aqui jazem, para além de Humayun, as suas esposas e outros familiares.
Como de costume os visitantes, principalmente nacionais, são muitos...
...para lá desta porta surge o...Vista parcial do túmulo, dos jogos de água e...
...da cúpula que é uma meia esfera perfeita em mármore branco. Por baixo desta cúpula, ao centro, fica o túmulo de Humayun.
Vista lateral que é exactamente igual à vista de frente ou de qualquer um dos lados (a estrutura que se vê à direita faz parte das obras de manutenção a decorrer). Como se pode ver a construção do túmulo propriamente dito assenta sobre um plinto quadrangular e, diferentemente de muitos outros túmulos que só possuem uma câmara, este possui múltiplas câmaras.
Por baixo da cúpula, a câmara funerária com um sarcófago simples de mármore branco que assenta sobre uma plataforma de mármore branco e preto. O túmulo propriamente dito fica num piso subterrâneo de acesso vedado.
Nos "cantos" existem outras câmaras com dois ou três sarcófagos pertencentes às esposas e outros familiares de Humayun.
A terminar um pormenor interessante... no jardim, um pouco afastado de túmulo principal, o túmulo do barbeiro favorito de Humayun!
Clicar para voltar à 2ª quinzena
Olá Taborda,
ResponderEliminarUm túmulo lindo como um castelo! Até o túmulo do barbeiro é um mini-castelo! Encantador!
Interessante todas as vistas serem iguais, tanto as laterais, como as frontais.
Os gradeados de pedra são lindíssimos! Exactamente como renda feita em pedra.
Gosto muito das suas fotos em que as coisas aparecem vistas através de um arco! Acho lindo!
Beijinhos,
Glória