sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Amritsar - O Templo Dourado à noite

Amritsar é o berço sagrado da religião Sikh (ou sique). É aqui que se localiza o Templo Dourado que é para esta religião mais ou menos o que Meca é para os Muçulmanos.
Chegado aqui muito perto da meia noite (e já com viagem de regresso a Delhi reservada para amanhã ao fim da tarde), esta era a única oportunidade que tinha para ver o templo à noite... Assim o fiz... e valeu a pena!
O templo está permanentemente aberto e nele são admitidas todas as pessoas independentemente da raça, sexo ou religião, desde que se apresentem com a cabeça tapada, descalços e lavem os pés à entrada do recinto do templo.

Esta foi a primeira foto do "complexo do Templo Dourado"... a torre do relógio... passavam 5 minutos da meia noite...
A entrada principal - a Darshani Darwaza (há quatro entradas para o "complexo") - fica por baixo do relógio... Depositados os sapatos e as meias num edifício exterior, amarrado o lenço (havia dezenas numa mesa próxima da entrada) à volta da cabeça a tapar o cabelo e passando pelo tanque de água à entrada...
...tive a primeira visão do Templo Dourado...
Dei uma volta ao Amrit Sarovar (Tanque do Néctar da Imortalidade) e fui disparando...
O Templo Dourado - Hari Mandir (Casa de Deus) - no meio do lago estava fechado, cumprindo a "norma" de só estar aberto desde a madrugada até às 22 horas. Do lado direito vê-se o acesso de mármore ao templo e no início deste acesso...
...o Darshani Deorhi, agora de portas fechadas.Apesar da hora tardia há muita gente que aqui vem em visita ou em oração.
Pormenor do pavimento
Um dos "leitores" (os sikhs não têm sacerdotes) lendo/cantando o livro sagrado...
Ainda no interior uma última foto e...
...já no exterior a torre do relógio... passavam 35 minutos da meia noite...
No regresso ao hotel deparei com uma festa, penso que um casamento (despedida de solteiro?), com muita animação...
Clicar para voltar à 2ª quinzena

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    As fotografias do Templo Dourado, no meio do lago, são maravilhosas! Muito, muito bonito o efeito dourado, as luzes, o escuro do céu, o escuro da água, os reflexos! Lindo demais!
    Visitar lugares bonitos como este, assim durante a noite, deve ter uma magia especial e diferente.Claro que valeu a pena ir, e ainda bem que foi, para tirar estas fotografias belíssimas!
    A Torre do Relógio também é muito bonita, com o seu aspecto branco e pálido, com as luzes a iluminá-la... A noite tem de facto uma magia diferente.
    Tudo muito bonito!
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar