quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Percorrendo Jaipur...

Jaipur, também conhecida como a cidade rosa (The Pink City), é uma cidade com muito para ver, desde as muralhas que parcialmente a rodeiam aos monumentos diversos que no seu centro e arredores a caracterizam. Há duas coisas que desde logo chamam a atenção: o bulício, o movimento extraordinário de camelos, motorizadas, elefantes, carros, bicicletas, motas,... e a actividade comercial - aqui pode-se encontrar à venda, lado a lado, sapatos, flores, malas, jóias, vegetais, cerâmicas, frutas, pedras preciosas, comida feita na hora, braceletes,...
Comecei bastante cedo, caia uma chuvinha "molha tolos", por subir ao Iswari Minar Swarga Sal (minarete que perfura o céu!) que mostro a seguir.Lá do cimo três vistas para a cidade... a esta hora da manhã a chuva miúda pouco deixa ver... Na primeira foto vê-se ao fundo, entre a neblina, o Chandra Mahal (faz parte do Museu do Palácio da Cidade, cada um dos seus 7 andares está excentricamente decorado mas... está fechado ao público). Nas duas fotos seguintes parte da cidade ainda muito sossegada a esta hora da manhã... O dia começa a "limpar" e o movimento a aumentar... Mostro a seguir algumas das portas da cidade (lamento mas não sei o nome de nenhuma...) com as suas decorações e a cor avermelhada, tão característica em Jaipur.
Pormenor da decoração da porta que mostrei acima
Seguem-se umas "amostras" do movimentado transito de Jaipur...No meio do transito... um elefante! ("coisa" vulgar por estes lados...)Apesar de ainda haver alguma neblina a cidade agora vê-se melhor...Chegada a hora do almoço... a "aposta" foi no Niro's. Este restaurante tem mais de 50 anos e continua a ser, talvez, o melhor de Jaipur e um dos bons restaurantes da Índia (o almoço - caril de frango e caril de carneiro, cerveja e café - custou quase 700 rupias, com as "mordomias" raras por estes lados: dois empregados a servir, toalhas e guardanapos de algodão de um branco imaculado, talheres de christofle e no fim uma tacinha com água morna e uma rodela de limão para lavar as mãos...)... estou a ficar mal habituado!...
Nas ruas o colorido dos saris...
Clicar para voltar à 2ª quinzena

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    É engraçado pensar que as pessoas podem achar normal ver um elefante a andar pelas ruas... outros hábitos. O trânsito é de facto caótico! tanto movimento, tanta confusão!
    O minarete é muito lindo! E as portas da cidade também! Lindíssimas! Não faz mal nenhum não saber os nomes.
    A cidade assim, vista de cima e de longe, parece muito bonita. Mas de perto não é tão bonita como parece, pois não? As casas são mal cuidadas, ou muito velhas, não sei bem. Mas as pessoas são bonitas, e as roupas das mulheres são lindas e alegres!
    Caril de frango e caril de carneiro! Que bom! Só de pensar no paladar e no cheirinho que devia ter, já cresce água na boca! Adoro caril! E o restaurante tem uma sala muito bonita! As mordomias sabem sempre bem, mesmo quando temos que pagar por elas!
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar