sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Delhi - Templo de Lotus da Fé Bahai

A Casa de Adoração da Fé Bahai em Delhi, comumente conhecido por Templo de Lótus, foi concluído em 1986, sendo a casa mãe desta fé no subcontinente indiano. Foi projectado por Fariburz Sahaba, tem o aspecto de uma flor de lótus com 27 pétalas de mármore branco e nove espelhos de água. Pela sua arquitectura já teve diversos prémios internacionais, sendo um dos edifícios mais visitados na Índia... houve anos em que o número dos seus visitantes ultrapassou os do Taj Mahal!
Um dos símbolos da Fé Bahai é uma estrela de nove pontas correspondentes às nove religiões que, tal com esta fé, são monoteístas, daí que os templos tenham nove portas e nove lados. O número de grandes templos espalhados pelo mundo é igualmente de nove.
Começo por mostrar uma foto que tirei em 1987, aquando da minha primeira visita......e, mais ou menos do mesmo local, esta tirada agora (as condições de luz não eram as mais favoráveis e penso que a poluição também terá aumentado...)
Os visitantes são muitos e há voluntários que auxiliam no encaminhamento de todos
Apesar de muito tolerantes, não é permitido tirar fotos no interior do templo... ficam estas tiradas de fora para dentro...
O templo é cercado por um espelho de água dividido em nove partes iguais à que mostro a seguir
Já fora do recinto, através do gradeamento, uma vista lateral...
Clicar para voltar à 2ª quinzena

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    Templo de Lótus é um nome muito bonito! E é uma construção linda! Não é para admirar que seja um dos edifícios mais visitados da Índia, e que tenha ganho diversos prémios internacionais!
    Nove portas, nove lados e o espelho de água dividido em nove partes. O espelho de água fica lindíssimo á volta do Templo!
    É muito bonito este Templo da fé Bahai! Diferente, claro das outras construções mais antigas e mais... não queira dizer artísticas, mais tradicionais. Mas muito bonito e grandioso!
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar