quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Igrejas "portuguesas" de Diu

A minha "peregrinação" pelas igrejas de Diu começa pela belíssima igreja de São Paulo. Dedicada a Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi construída pelos jesuítas entre 1601 e 1611 como seminário e reconstruída em 1807. A sua fachada, repleta de elementos ocidentais e hindus, é uma excepcional obra de arte considerada por muitos como a mais elaborada de todas as que os portugueses construíram na Índia.
Pormenores da fachada
  
  Pormenor da fachada lateral
 Algumas fotos do interior

O claustro e...
...o cruzeiro com influencia hindu, dos mais bonitos que os jesuítas construíram na Índia.
A seguir a igreja de São Tomás, construída em 1598 e agora (desde 1992) transformada em museu.
 
 O interior da igreja/museu
 
 
A igreja vista de lado...
...é neste lado que, após a reconversão da igreja em museu, passou a existir uma residencial resultante da adaptação das restantes construções (residência paroquial e sacristia) - o Hotel São Tomás Retiro! (entra-se pela pequena porta à esquerda)
 
Ainda na cidade a Diu fui ver o convento de São Francisco de Assis. A igreja, fundada em 1592 com o título de Nossa Senhora da Porciúncula (este "palavrão" significa o primeiro convento dos franciscanos!) ou de Nossa Senhora dos Anjos, não estava aberta e o convento foi reconvertido em hospital.  Face à configuração do terreno o acesso faz-se por um grande escadório lateral que transforma o lado direito da igreja na fachada mais importante. Aqui fica a vista lateral da igreja e do escadório.
A frente da igreja e o cruzeiro.
O interior do convento reconvertido em hospital.
Esta não é uma igreja, mas uma simples e pequena capela (talvez mais um oratório!) dedicada ao Santíssimo Sacramento, onde se destacam os nichos de São Sebastião (à direita) e São Roque (à esquerda)
Por último, já fora da cidade, na aldeia de Fundam, uma outra que também encontrei fechada - a igreja de Nossa Senhora dos Remédios cuja construção remonta a 1667. Imponente na sua simplicidade onde se destacam as duas "fortes" torres quadrangulares e o escadório.
 

Clicar para voltar a 1ª quinzena de Novembro de 2011

1 comentário: