sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Udaipur - O palácio da cidade

O palácio da cidade - o City Palace - é o maior no género no Rajastão e constitui uma excelente combinação de arquitectura militar e técnicas decorativas mongóis. Construído na margem oriental do lago Pichola, praticamente no centro da cidade, o palácio merece uma visita demorada... A sua construção foi iniciada no séc. XVI e terminou já no séc. XX. Embora chamado de Palácio da Cidade de Udaipur, na realidade, é um complexo de palácios que ocupam cerca de 2 hectares e que foram sendo construídos ou ampliados por 22 diferentes marajás. Para além de em parte dele estar instalado um museu e numa outra parte viverem os descendentes dos marajás, ainda sobrou espaço para ali serem instalados hotéis de luxo!
Vista parcial (tirada do meio do lago Pichola)
A entrada principal para o palácio/museu (a porta Tripolia)Varandas e cúpulas (repare-se na "terminação" da cúpula maior com vidros)Salas diversas e os vidros coloridos
Pormenor de uma janela em mármore e vidro coloridoDecoração de paredes
Pátio interior
Varanda e torre
Decoração em mármore, vidro e pedras semi preciosasDo alto, vista para a entrada
Do lado direito da entrada, uma torre e quatro dos oito arcos em pedra que ornamentam o muroSalas interiores
No pátio mais visitado do palácio, ricamente decorado, todos vêem os lindíssimos faisões (mármore, madrepérola e pedras semi preciosas) que mostro a seguir e que são o ex-libris da cidadeOutro pormenor ... parece renda!
Clicar para voltar à 2ª quinzena

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    Parece renda, pois parece! Tão bonito, tão delicado! Como é possível conseguirem-se fazer coisas tão pormenorizadas e perfeitas em materiais duros e rijos? Eu acho lindíssimo!
    Os vidros coloridos, as pedras semi preciosas, é tudo tão bonito!
    O Palácio da Cidade é um encanto. Adoro a foto do pormenor da janela em mármore e vidro colorido! E também gosto muito da foto da sala com os vidros verdes, vermelhos, azuis, amarelos nas janelas! Tantas cores, tanta luz. Deve ser muito lindo estar lá dentro e ver o mundo todo a mudar de cor conforme a janela por onde espreitarmos. E ver a luz do sol a chegar até nós em várias cores... Lindo demais!
    A fotografia tirada ao palácio,do meio do lago é muito bonita. Aliás, todas as fotos estão maravilhosas, como acontece sempre com as suas fotografias todas.
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar