Panjim (actualmente Panaji) é a terceira maior cidade de Goa (as maiores são Vasco da Gama e Margão) e capital deste estado. Situa-se nas margens do rio Mandovi e terá uma população da ordem dos 65 mil habitantes. Panjim foi em 1843 chamada de Nova Goa (não sei a partir de quando se passou a chamar Panjim...), tornando-se nessa altura a capital do Estado Português da Índia em substituição da cidade de Goa (actualmente Velha Goa - Old Goa). Segundo alguns guias (...e eu concordo!) Panjim é a menor e mais acolhedora capital de estado na Índia. As pessoas são simpátiquíssimas e atenciosas, e muitas delas ainda fala português (mesmo não falando há muita gente que percebe).
Construída em 1541 a "igreja portuguesa" de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em estilo barroco (aos domingos celebra-se aqui missa em português).
Na rua que passa em frente à igreja e não muito longe desta, ao lado de uma pequena tipografia, um crucifixo fora do vulgar, feito de uma só pedra, é venerado por quem passa...


















Olá Taborda,
ResponderEliminarGosto muito das fotos do regato e do casino flutuante! Lindas!
Tão bonito passado todo este tempo, ainda haverem pessoas a falar e a perceber português... E haverem tantos vestígios da presença de Portugal nas ruas, nas construções, até na simpatia das pessoas!
A Igreja da Nossa Senhora da Imaculada Conceição é muito bonita, por fora e por dentro, as duas capelas também.
Panjim é de facto uma cidade com um aspecto muito bonito e muito acolhedor.
Beijinhos,
Glória