sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Chandor - a casa dos Bragança

Tendo a construção sido iniciada no séc. XVI, a enorme casa dos Bragança foi depois dividida em duas alas, uma pertencendo aos Menezes Bragança e a outra aos Bragança Pereira. Ambas as alas são visitáveis sendo, no entanto, a ala dos Menezes Bragança mais interessante. A casa dos Bragança é uma das mais emblemáticas casas senhoriais da antiga aristocracia de Goa. Aqui se pode encontrar mobiliário goês (muito dele feito nas próprias oficinas que a casa tinha!...), porcelanas chinesas, japonesas e inglesas, pratas portuguesas e inglesas, lustres de cristal belgas e venezianos, madeiras da Flandres, vidros coloridos nas janelas vindos de Veneza, mosaicos portugueses, livros, muitos livros (é a maior biblioteca privada de Goa!), retratos a óleo dos antepassados,...
Ao chegar a Chandor duas fotos que mostram bem a influência portuguesa que por cá ficou: a igreja de Nossa Senhora de Belém e a "reconstituição" das aparições de Fátima (ao lado da igreja)Seguem-se fotos da casa dos Menezes Bragança. A sala de entrada......um sofá "tête-à-tête" ou cadeirão de namorados......salões......e o magnifico salão de baile!
Na ala dos Bragança Pereira, a sala de entrada.......um quarto...
...um salão...
...e, a coroa de ouro da casa: a capela, onde existe uma relíquia - uma unha de S. Francisco Xavier.
Pormenor do altar da capela
Clicar para voltar à 1ª quinzena

2 comentários:

  1. Visitei esta casa e fascinou-me o estado de conservação.
    Ainda estava a figura franzina,de D.Aida de Menezes Pereira.
    Tinha Também uma senhora que nos conduziu relando com pormenor cada divisão. Um verdadeiro museu, que ficará para a história.
    Eu tive o previlégio de conhecer e ficar com as memórias.

    ResponderEliminar
  2. Olá Taborda,
    Que linda a casa dos Bragança! Adorei a sala de entrada da ala dos Bragança Pereira. Tem umas flores encantadoras pintadas junto ao tecto!
    A ala dos Menezes Bragança é deslumbrante. Tantos salões, tão grandes, tão altos, com as vidraças bonitas a deixarem entrar luz e claridade por todo o lado! Os mobiliários antigos são lindos, e os lustres, os quadros na parede... os retratos dos antepassados a espreitarem tudo lá de cima... Um verdadeiro palácio. E a biblioteca deve ser um paraíso, cheia de livros...
    Muito, muito bonito!
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar