domingo, 3 de janeiro de 2010

Mumbai - Mesquita de Haji Ali

O Haji Ali Dargah é uma mesquita e ao mesmo tempo um túmulo (Dargah). Construída em 1431, numa ilhota ao largo da costa Worli, encontra-se ligada à marginal por um passadiço de betão (terá cerca de 500 metros). Veja-se a imagem de satélite a seguir.
Segundo uns, este terá sido o local onde Haji Ali se afogou, segundo outros, este terá sido o local onde foi encontrado o seu caixão a flutuar depois de ele ter morrido em Meca.
Duas vista da marginal
Às quintas e sextas feiras visitam a mesquita cerca de 40 000 pessoas, ficando o passadiço com este aspecto (foto tirada da mesquita). Para além dos visitantes abundam os pedintes e os vendedores...A entrada (note-se que por vezes na maré cheia não é possível passar!)No interior das construções que cercam a mesquita.O acesso ao interior da mesquita só é permitido a crentes... ...mas não me proibiram de espreitar por uma janela.Visitantes/peregrinos nas rochas que cercam a mesquitaUma última vista da marginal
Clicar para voltar à 1ª quinzena

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    As vistas da marginal são lindas!
    E a tradição que diz que aquele seria o local aonde apareceu o caixão, ou aonde se afogou Haji Ali, é bem bonita!
    Tantas pessoas a atravessarem o passadiço nos dias das visitas à mesquita! Os estandartes pendurados nas paredes dão um aspecto colorido. Sabe que adorei a ideia de espreitar pela janela, quando não nos deixam entrar pela porta? Resultou. A fotografia ficou muito boa!
    Descansar um pouco nas rochas a olhar para todo aquele mar imenso e bonito, ali mesmo aos pés, é de facto uma óptima ideia.
    Muito bonito!
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar