terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Até às praias de Calangute, Anjuna, Vagator,...

Comecei o dia apanhando quatro diferentes autocarros: o primeiro até Margão, o segundo até Panjim, seguindo-se um outro até Pomburpa e, finalmente, outro até Calangute (sem esquecer que no regresso, à noite, foram utilizados mais dois!).
Logo após Margão, esta mesquita recentemente construídaDepois um imprevisto... a ponte por onde deveria atravessar o rio fechou neste dia para obras de manutenção, sendo necessário tomar um ferry! Junto ao local de embarque uma imagem de S. Francisco Xavier (este tipo de imagens, normalmente protegidas com vidro a toda a volta, são muito frequentes nas áreas de influência portuguesa, quando não é S. Francisco Xavier é S. Sebastião...) A aguardar o barco...
...a embarcar no Aguada......barco gémeo do Aguada atracado na outra margem...
Já na outra margem, o desembarque, vendo-se as duas pontes que aqui atravessam o rio: a ferroviária e a rodoviária (em manutenção)
Depois de Pomburpa, que mostro num outro post, cheguei a Calangute que penso ser a praia mais frequentada de Goa. Aspectos de uma das ruas que leva à praiaE a praia é "isto": gente e mais gente, na água, no areal e... no ar (pára-quedas puxados por barcos ao longe)!
Talvez o mais conhecido restaurante de Goa, o Souza Lobo (exterior e interior) onde almocei
Depois de almoço "contratei" um táxi para visitar Anjuna, Vagator, o forte Aguada e a igreja Reis Magos.
A praia de Anjuna é maioritariamente frequentada por estrangeiros (li algures que por cada 5 caras brancas só há uma indiana... penso que não é tanto assim...) vindo a sua fama do facto de nos anos 70 ter sido muito frequentada por hippies. Daqueles tempos mantém-se a fama, acrescida agora com as festas (música trance), o mercado junto à praia e restaurantes e a feira semanal nocturna que aqui se realiza (o flea market - mercado das pulgas das quartas à noite).
A praia e as seus rochedos...
...restaurantes na falésia e...
...pequeno mercado junto aos restaurantes.
Daqui até à praia de Vagator foi um instanteDe um lado a praia e do outro o forte Chapora (construção portuguesa)
O destino seguinte, um pouco mais longe, foi a fortaleza de Aguada. Esta fortaleza foi construída em 1612 como ponto de defesa e de abastecimento das naus portuguesas. Para além duma enorme cisterna de água (10,8 milhões de litros) com cinco divisões e suportada por 16 gigantescas colunas, a fortaleza dispunha de farol (só desactivado em 1976), fossos e canhões.Interior da fortaleza
Fosso
O antigo farol, vendo-se em primeiro plano a cisterna e os "respiradores" desta
A terminar o dia, antes de voltar a Benaulim e conforme havia sido combinado, a última visita seria à igreja de Reis Magos. Escrevi seria... mas não foi! Não sei porquê (desconhecimento? era mais perto?) mas o taxista levou-me à igreja de Nossa Senhora dos Remédios em Nerul. Apesar de esta igreja me parecer menos majestosa do que imaginava ser a de Reis Magos, o facto de estar em obras, com altares e imagens tapadas, levou-me a acreditar que estava onde queria! (só cerca de um mês mais tarde, quando voltei a estas paragens, verifiquei o engano!).Clicar para voltar à 1ª quinzena

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    A mesquita recentemente construída é muito bonita! As mesquitas costumam ser sempre bonitas.
    A praia de Calangute tem realmente muita gente! Faz lembrar uma das nossas, durante o fim-de-semana.
    Deve ser maravilhoso almoçar, ou jantar, num dos restaurantes da falésia, na praia de Anjuna! Ter ali o mar todo aos pés! Lindo... Mesmo sem almoçar, ou sem jantar, estar ali a ver o mar, só por si, tem que ser encantador!
    A praia de Vagator parece ser mais sossegada. O forte Chapora tem um aspecto bem poético,sózinho e nostálgico no meio do areal!
    Não fez mal que o taxista se tenha enganado. A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é muito linda! Talvez não seja muito majestosa, mas é linda na mesma, e isso é que interessa.
    Foi um bonito passeio, por vários lugares diferentes. Um dia em cheio!
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar