quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Goa - Palácio do Deão em Quepem

A nossa passagem pelo Palácio do Deão, cuja existência desconhecíamos até à véspera da nossa visita, foi uma grata surpresa. Fomos encontrar um edifício recentemente restaurado e aberto ao público também há pouco tempo. Os actuais proprietários, que residem com os filhos em parte do palácio, são um casal de goeses - Ruben e Célia Vasco da Gama - que dedicaram os últimos três anos à sua reconstrução/restauração. O Eng. Ruben (engenheiro civil), que nos acompanhou/guiou (falando um português fluente!) durante a visita, esteve em Portugal para aqui consultar arquivos referentes ao palácio!
Mandado construir pelo padre José Paulo da Costa Pereira de Almeida - Deão da Sé de Goa - o início da sua construção ocorreu em 1787.
A palácio, construído num estilo indo-português, é rodeado por um magnifico jardim considerado por muitos como um dos mais bonitos de Goa.
 
 
No interior destaque para a biblioteca,...
 
 
...para o mobiliário (na primeira foto um retrato do padre José Paulo) e candeeiros,...
 
 
 ... e para a capela com o altar de forte influência hindu.
Dois "móveis" interessantes mostrados pelo eng. Ruben: o primeiro, que à falta de outro nome, poderei chamar de "sanitário móvel" e...
 
...uma "cadeira de descanso articulada"
 
Mediante marcação prévia podemos almoçar ou jantar no palácio sendo aqui, nesta varanda que se prolonga para o jardim, que são servidas as refeições.
 
Já de saída, uma outra vista da entrada do palácio e do brasão.
Clicar para voltar a Dezembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário