A pequena cidade de Kottayam (quase 180 mil habitantes) foi, segundo a tradição, uma das primeiras cidades indianas a ser visitada por São Tomé no séc. I DC e desde aí mantém uma antiga tradição cristã preservada pela sua população sirio-cristã. Foi esta população que levou à construção das duas igrejas que mostro abaixo e que são na minha opinião o que há de fundamental para ver na cidade.
A primeira que visitei foi a igreja de Santa Maria de Cheriyapaly que é um raro exemplo da arquitectura indo portuguesa em Kerala. Foi inaugurada em 1579 e nela se destacam os alpendres com tectos em madeira (obra da mais fina marcenaria!) e as pinturas interiores - como nas igrejas cristãs de São Tomé, por tradição, não existem imagens (estátuas), as pinturas, atribuídas a um pintor português, destacam-se por conterem elementos decorativos europeus.
No cimo das escadas... as traseiras da igreja...
...a frente, com o alpendre, fica do outro lado.A primeira que visitei foi a igreja de Santa Maria de Cheriyapaly que é um raro exemplo da arquitectura indo portuguesa em Kerala. Foi inaugurada em 1579 e nela se destacam os alpendres com tectos em madeira (obra da mais fina marcenaria!) e as pinturas interiores - como nas igrejas cristãs de São Tomé, por tradição, não existem imagens (estátuas), as pinturas, atribuídas a um pintor português, destacam-se por conterem elementos decorativos europeus.
No cimo das escadas... as traseiras da igreja...
Vistas do interior
As pinturas
A pia baptismal
Magnifico trabalho de marcenaria nos tectos da igreja
Esta outra igreja, a de Good Shepherd (que santo é este em português?!), construída em 1657, tem como patrono o Bom Jesus de Praga
Pelas ruas de Kottayam...
...venda de livros...
...transito...
...e sinaleiro (para além dos sinais com as mãos... também uma placa na mão!)
Clicar para voltar a Outubro de 2011
Sem comentários:
Enviar um comentário