quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

De novo na Índia - Novembro 2011 (2ª quinzena)

Ver Índia - 2ª quinzena Novembro 2011 num mapa maior

16 Nov - Pune
Cá estamos na cidade do centro espiritual do Osho! O calor continua... mas não aperta tanto... pois o ar é mais seco. A cidade é simpática e muito maior do que imaginava... tem quase 4,5 milhões de habitantes, sendo conhecida como a capital indiana dos estudantes. Dia passado a dar uma volta por Pune visitando o que de mais importante existe por cá.
17 Nov - Pune
Continuando a visitar Pune. Cidade bem interessante... Os comboios andam esgotados... resolvemos ir para o sul, mas de avião.
18 Nov - Pune - Mumbai - Kochi
Como para ir de avião para Kochi, a partir de Pune, demoraríamos dois dias, resolvemos tomar um autocarro para Mumbai e aqui o avião directo a Kochi. Em cerca de três horas o autocarro (muito bom... "coisa" rara por estas bandas!...) colocou-nos perto do aeroporto de Mumbai (mais uma vez... Mumbai...) e o avião, em menos de duas horas, levou-nos ao aeroporto de Kochi. Chegámos ao hotel por volta das 20 horas.
19 Nov - Kochi
Visita a Kochi... a "nossa" Cochim... fomos ver alguns dos pontos interessantes de Kochi numa curta viagem de barco organizada pelo turismo local. Muita água, muitos canais (a fazer lembrar Aveiro e Veneza), barcos de diversos formatos e tamanhos...
20 Nov - Kochi - Chamundi
Decidimos descansar uns dias... Eram 6 horas da manhã quando a viatura do Chamundi Hill Palace nos veio buscar. Foram pouco mais de duas horas, praticamente sempre a subir, para chegarmos ao local onde iremos ficar durante quatro dias. O Chamundi Hill Palace é um pequeno hotel de montanha no cume do monte, rodeado por uma plantação (com cerca de 250 hectares) de árvores de borracha (o hotel era a casa do dono da plantação).
21 Nov - Chamundi
Aqui reina a paz... é um dolce fare niente!... comer, beber (só água!), dormir e dar uns curtos passeios pelas redondezas... pelo meio, aulas de yoga (não experimentei...) e massagens ayurvédicas! Antes de almoço fui dar uma volta pela plantação de borracha e depois um passeio pelas imediações de Chamundi (inclui o passeio do dia 23Nov)... atravessei a pé a plantação de borracha e fui até à povoação mais próxima (como dizem por cá, a village de Edakkunnam, a 2... 3 quilómetros), mais uns quilómetros e cheguei a uma outra village, de que não sei o nome... no total andei uns 7 quilómetros, sempre no meio do verde, regressando de moto riquexó... as pernas começavam a pesar...
22 Nov - Chamundi
O descanso continua... no hotel, enquanto lá estivemos, éramos só quatro hóspedes!... Hoje, juntamente com os outros hóspedes, visitei Erumely para ver o festival/peregrinação dedicado a Lord Ayyppa (um deus da religião hindu). O festival dura dois meses, vindo gente de toda a Índia em peregrinação. São milhares e milhares de pessoas (os peregrinos atingem o impressionante número anual de 45 a 50 milhões... - é a maior peregrinação da Índia! - concentrando-se nestes dois meses a maior parte deles). Um facto importante, penso que único em todo o mundo, é que durante o festival, e antes de se dirigirem ao seu templo, os hindus visitam e celebram também na mesquita local, que se mantém permanentemente aberta durante o festival.
23 Nov - Chamundi
Desci novamente a pé até à village de Edakkunnam e aqui tomei um autocarro para a town de Kanjirappally... uma pequena cidade a cerca de 12 quilómetros (ida e volta 12 rupias... cerca de 10 cêntimos de euro!) que pouco mais é do que uma avenida com meia dúzia de transversais... mas tem ATM (multibanco) que foi o que me levou lá.
24 Nov - Chamundi - Kochi
regresso a Kochi fez-se já a manhã ia a meio... muito movimento na estrada e bastante calor e humidade... já não estávamos habituados à humidade!...
25 Nov - Kochi
O dia amanheceu cinzento... alguma chuva... o que não impediu de fazermos um passeio pelas backwaters, organizado pelo turismo local, que incluiu a deslocação para o interior num mini autocarro, uma viagem de três horas num house boat pelo lago, almoço típico a bordo, visita a aldeias, terminando com uma passagem pelos estreitos canais num barquito que mais parecia uma canoa...
26 Nov - Kochi
Umas voltas por Fort Kochi... compra de bilhetes de comboio para Goa... queríamos ir amanhã... mas já não havia bilhetes com lugar marcado... ficamos mais um dia em Kochi... Ao fim do dia fomos ver um espectáculo - o teatro de Kathakali - o teatro de Kerala. Magnifico!
27 Nov - Kochi
Chuva!... não molha muito, mas aborrece... felizmente que arrefeceu um pouco o dia. Mesmo assim o calor é muito! Logo de manhã, bastante cedo, de boat jetty para Ernakulam, daqui fomos de autocarro ver um festival em Trippunithura, no templo hindu da cidade, em que participaram 15 elefantes engalanados... Uma volta até à praia de Cherai (a cerca de 15 quilómetros) e regresso a Fort Kochi de ferry.
28 Nov - Kochi...
Logo pela manhã o nosso adeus a Kochi!... até um dia! O calor volta a apertar... e após o almoço tomámos o comboio para Goa...
29 Nov - ...Margão - Baga - Calangute - Baga
Chegámos a Margão de madrugada... ainda não eram 5h e já estávamos num táxi que nos levou à praia de Baga. Por pouco tínhamos assistido ao nascer do sol na praia... O areal é imenso e a água tépida... já tínhamos saudades de um bom banho de mar... Um bom banho e depois fomos pela praia de Baga a Calangute para ali almoçar (ao Souza Lobo... claro!) e de tarde... mais um banho em Baga...
30 Nov - Baga - Anjuna - Pomburpa - Baga
Manhã de praia... o tempo está excepcional... a água um caldo... Fomos ver a feira de Anjuna e  almoçar. A feira, que aqui se realiza todas as quartas feiras (até há pouco tempo era o Wednesday Flea Market de Anjuna, o mercado da pulga que se realizava às quartas feiras à noite... agora passou a diurno...), é enorme! São centenas (talvez milhares...) de vendedores... uma perdição mesmo para quem não quer fazer compras... Depois da feira fomos até Pomburpa para fazermos uma visita ao prof. Vamona Navelcar (a todos os seus amigos e antigos alunos informo que o Prof. me pareceu estar de boa saúde... bastante melhor do que há dois anos).

Apontamentos marginais - 20 --O Skybus metro de Margão
Apontamentos marginais - 21 --Trabalhando...

Para voltar a ver De novo na Índia - Novembro 2011 - 1ª quinzena clicar aqui.
Para ver De novo na Índia - Dezembro 2011 clicar aqui.