sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ida a Damão

Bem cedo, como comprova a primeira foto, fui até à estação Mumbai Central. O comboio para Vapi (a estação de caminhos de ferro mais perto de Damão + - 12 quilómetros) partia às 6 h e o movimento na estação já era muito!Viagem em 1ª classe... um luxo! Logo à entrada oferta de uma garrafa de 1 litro de água e de jornais do dia. Foi a seguir servido café, umas bolachitas e rebuçados. Depois uma tijela de corn flakes com leite. Pouco depois um sumo, a que se seguiu uma omeleta, pão, doce, manteiga,... seguia-se mais um café, recusado porque já estava a chegar a Vapi (a viagem durou pouco mais de 2 horas)
Chegada a Vapi
Começo por mostrar algumas das ruas de Damão Pequeno (Nani Daman) onde se desenvolve a maior parte da actividade económica do território e onde reside a maior parte da população......depois os mercados de rua......terminando com uma volta pela beira mar/beira rio vendo os barcos de pesca, o peixe a secar ao sol e uma mulher a colocá-lo, de forma hábil, nos "estendais".Ainda em Damão Pequeno a igreja de Nossa Senhora do Mar dentro da fortaleza de S. Jerónimo, a entrada da fortaleza que dá para o mar e vista da fortaleza do outro lado do rio.
Já em Damão Grande (Moti Daman) uma vista do mar, da foz e de Damão PequenoOs barcos de pesca em Damão Grande, o farol e parte da fortaleza de S. Filipe vistos da margem do rio e a fortaleza e os faróis vistos do lado de dentro.Duas das portas da fortaleza de S. FilipeAo entrar na fortaleza pela porta acima, encontramos do lado esquerdo este edifício em que, segundo a placa nele afixada, viveu o poeta BocagePelas ruas de Damão Grande, muito mais sossegadas que as de Damão PequenoA igreja do Santíssimo Nome de Jesus (Catedral de Damão) A igreja de Nossa Senhora dos Remédios, seguindo-se foto da porta principal e do interior da mesma.
A ligação entre as duas margens é actualmente assegurada por duas pontes (quando aqui estive em 2005 só se podia ir a Damão Grande de barco). A que mostro a seguir foi recentemente reconstruída (havia ruído em 2003, quando um autocarro ali passava, resultando do acidente cerca de 25 mortos na sua quase totalidade crianças).
Desde há muitos anos que queria visitar o antigo enclave de Dadra e Nagar Aveli... foi desta vez! Antes de apanhar o comboio de regresso a Mumbai, resolvi ir até lá. Foi uma desilusão... mas a visita ficou feita! Desta visita três fotos: a primeira tirada no caminho, a segunda de um lago num jardim público e a terceira do "arco" que dá as boas vindas à chegada.Para ver mais acerca de Damão clicar aqui > Uma tarde em Damão no meu outro blog VIAJANDO... e vendo.

Clicar para voltar à 1ª quinzena

7 comentários:

  1. Olá eu chamo me Ana Rita
    a minha família é de damão
    já lá fui e tive as mesmas impressões que tu.
    E queria agradecer-te por colocar isto para ajudar outras pessoas a entenderem o quanto maravilhoso é Damão
    cidade portuguesa...
    OBRIGADO

    ResponderEliminar
  2. Na semana passada estive em Damão por 4 dias. Chuveu bastante. Andei pelas ruas de Damão Grande , molhando os pés e esgravatando os vestígios da presença portuguesa aqui. Aqui o português rege na alma e coração dos Damanenses

    ResponderEliminar
  3. Olá Taborda,
    Uma desilusão a visita ao antigo enclave porquê? Só a fotografia do lago já valia bem a pena! Linda!
    Achei tudo muito bonito. Mas gostei mais de Damão Grande, mais calmo e sossegado. A casa antiga onde viveu Bocage é bem bonita, simples mas bonita, com os arcos na parede.Ele terá escrito muitos versos ali?
    Bem, o tratamento no comboio foi óptimo! Tanta comida! Assim vale a pena acordar tão cedo, um pequeno almoço dessa categoria, compensa o sono perdido.
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar
  4. Ola como vai eu chorei ao ver as fotos da minha terra a chamada Antiga Colonia Portuguesa de Damão Pequeno e Grande (Nani Daman e Moti Daman) eu nasci la em Kharivad Nani Daman na rua onde esta edificada a mesquita a uns escassos passos da Mesquita...era a minha rua onde passei os meus primeiros 11 anos desde que vi este mundo,,,ai queria tanto viver essa infancia de novo...onde havia tanto amor,tanta solidariedade,preocupação pelo proximo...sempre uma mão para segurar ou para amparar...obrigado lindo trabalho fotografico...muito agradecido

    ResponderEliminar
  5. meu pai cresceu la já faleceu e sempre tive curiosidade de la ir obrigada pelas imagens
    talvez um dia la va!

    ResponderEliminar
  6. Obrigado por partilhares a tua viagem a essa cidade maravilhosa. Já passei por lá duas vezes e adorei.

    ResponderEliminar
  7. nossa terra damao para sempre

    ResponderEliminar