sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Mumbai - Junto à Gateway of India...

No primeiro dia passado em Mumbai... um passeio pela marginal para ver o ambiente junto ao Hotel Taj Mahal e à Gateway of India (Porta da Índia).
Primeiro uma pintura na parede da esquadra da polícia do porto (fui pedir informações e acabei por pedir autorização para tirar a foto à parede. Fui autorizado mas com a condição de só "apanhar" a pintura!) que mostra a Gateway of India e um dos edifícios - a Tower - pertencentes ao Hotel.
Vista geral do Hotel Taj Mahal e da Gateway of IndiaPor aqui há sempre imensa gente a passear, aproveitando a aragem marítima para se refrescarem......dando uma volta de charrete......ou tirando uma foto tendo o hotel como fundo. O majestoso hotel, cujo nome "oficial" é Taj Mahal Palace & Tower, foi mandado construir por J. N. Tata (do "império" industrial Tata) em 1903 numa mistura de estilos islâmico e renascentista .O Hotel Taj Mahal......pormenor dum dos "torreões"... ...da fachada do edifício mais alto (Tower) e......os porteiros em amena cavaqueira!Em frente ao hotel vendedores e vista para a Gateway of IndiaVistas para o marPormenores da Gateway of India (actualmente, por razões de segurança, está vedado o acesso ao seu interior). Inspirado nos estilos islâmicos do Gujarat, este "Arco Triunfal" foi construído em 1924 para comemorar a visita que o rei Jorge V fez à Índia em 1911(!).
No largo que fica junto à Gateway of India a estátua equestre de Shivaji Bhosle, também conhecido por Chhatrapati Shivaji Raje Bhosle (dá o nome ao aeroporto e à principal estação de Mumbai) o grande herói indiano que viveu entre 1627 e 1680 e que fundou o Império Marahta (corresponde mais ou menos ao actual Estado de Maharashtra, cuja capital é Mumbai).Aqui parece cavalgar por cima das árvores...
Clicar para voltar à 1ª quinzena

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    A marginal tem realmente imensa gente!... Um pouco sufocante, acho eu. Bem melhor o passeio de charrete! Ainda por cima numa charrete assim, bem elegante e bonita!
    O Taj Mahal é impressionantemente enorme! Grandioso como um palácio! Pensei que fosse bastante mais antigo!...
    Nas fotos das vistas para o mar, adorei aquela torre (acho que é uma torre, não é?) em cima da coluna... Parece grande demais para o suporte que tem, está linda!
    A Porta da Índia é muito bonita! O Arco é de 1924,(pois, para comemorar uma visita de 1911)mas a Porta em si deve de ter muitos mais anos...
    De facto o herói de nome complicado, parece mesmo estar a cavalgar por cima das árvores! A diferença que faz o lugar de onde estamos a ver as coisas, não é?
    As suas fotos estão como sempre muito bonitas.
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar