quinta-feira, 25 de março de 2010

Mahabalipuram

A cerca de 60 quilómetros a sul de Chennai, mandados construir (esculpir!...) pelos reis Pallava nos séculos VII e VIII, situa-se um grupo de santuários esculpidos na rocha ao longo da Costa de Coromandel. Conhecido como o Conjunto Monumental de Mahabalipuram (ou Mamallapuram) foi considerado pela UNESCO, em 1984, como Património da Humanidade. Famoso pelas suas esculturas em pedra o conjunto é constituído por rathas (templos em forma de carro), mandapas (santuários em cavernas) e gigantescos relevos ao ar livre.
Começo por mostrar o Complexo Principal de Mahabalipuram constituído por 5 rathas e várias esculturas. Deverá notar-se que antes de serem esculpidos aqui só existiam rochas, como algumas que se vêem em primeiro plano...De notar ainda que estas esculturas magnificas estiveram soterradas durante anos e anos (séculos?) e só há cerca de 200 anos foram "libertadas" da areia pelos ingleses que na altura dominavam a Índia!Vista de perto a escultura do leão, lá atrás...
...pormenor duma escultura lateral e...
...pormenor da parede interior.
Outras rathas,,,
Elefante
Búfalo
Pormenor
Muito perto das 5 rathas fica a Descida do Ganges ou a Penitência de Arjuna. À esquerda a sala de dança sagrada No século VII, num enorme "bloco" de rocha, foi esculpido este conjunto monumental que é um dos maiores baixos relevos do mundo, ilustra a lenda segundo a qual o rei Bhagiratha fez correr o Ganges desde os céus para purificar as almas dos seus antepassados.Pormenor (em tempos idos por aqui corria água...)Pormenores do interior da sala de dança sagrada

Perto do mar um outro templo escavado na rocha...
...outra ratha e.....perto daqueles, um pedregulho que parece em equilíbrio instável, conhecido como Krishna's Butter Ball (Bola de Manteiga de Krishna!)
A terminar duas fotos do Shore Temple, mesmo em cima do mar, que foi totalmente reconstruído, pedra a pedra, depois de há anos um ciclone o ter devastado.
Clicar para voltar à 3ª quinzena

Sem comentários:

Enviar um comentário