sábado, 27 de março de 2010

Kochi - o teatro de Kathakali

A grande tradição no estado de Kerala é o Teatro Kathakali. Com pelo menos 400 anos de existência, este tipo de teatro é representado só por homens, os actores não falam (há um narrador que antes do espectáculo explica o que se vai passar, pelo menos um musico e um cantor que canta o desenrolar da peça).
Nesta modesta construção vi o espectáculo! (existem em Kochi, onde segundo me disseram existem as melhores companhias deste tipo de teatro, mais três ou quatro "salas" de teatro)Como o Kathakali é essencialmente hindu nele tudo tem significado e tudo é realizado como que de um ritual se tratasse... a começar pela pintura dos actores que é feita no palco, perante os espectadores e dura nunca menos de uma hora!Depois de vestido... eis o resultado
Evolução da pintura de um outro actor (este faz papel de mulher)E aqui está uma mulher apaixonada!
Em palco, dois dos actores fazendo as suas pinturas/maquilhagem
O palco é muito simples e os rituais repetem-se... Um vocalista, com címbalos e percussão a acompanhar, inicia o espectáculo com uma canção invocatória. Habitualmente, reminiscências dos tempos em que não havia electricidade, há uma lamparina alimentada por óleo de coco na frente do palco.
O espectáculo começa...
Um dos músicos
Para além da explicação (cantada)... a mímica é tudo!
Quem quer ser actor de Kathakali tem de passar por um rigoroso treino, com dedicação exclusiva durante anos, num quase regime militar. Geralmente começam aos 8 anos de idade e a formação pode levar à volta de 16 anos ou mais! O treino é completo e complexo: exercícios para desenvolvimento da musculatura, modelação da estrutura corporal, com massagens, exercícios físicos e de olhos(!), treino de passos, coreografias, memorização de textos clássicos e prática de ritmos. Em Kerala existe mesmo um curso universitário de Kathakali que forma as diferentes "especialidades": músicos, cantores e actores.
The end! os agradecimentos finais...
Clicar para voltar à 3ª quinzena

Sem comentários:

Enviar um comentário