quarta-feira, 17 de março de 2010

Apontamentos marginais - 11


Construções com árvores dentro!
Ao longo da minha viagem fui encontrando uma ou outra "construção com uma árvore dentro"... Inicialmente não as registei, pois eram "pouco fotogénicas" e pensava serem casos raros e sem grande interesse (o que tenho muita pena, pois a "colecção" teria ficado maior!), mas a partir de certa altura comecei a fotografar...
Algumas das construções - os templos - começaram por ser árvores (sagradas?) nas quais "repousavam" pequenas estátuas de divindades a quem era prestado tributo. As árvores eram decoradas com flores e pinturas e, face à popularidade deste templo incipiente, o templo de alvenaria foi construído envolvendo a árvore inicial. As duas fotos seguintes, de um templo em Goa, mostram bem o que escrevi acima...
No meio de uma rua um mini templo e a "sua" árvore...
Um outro pequeno templo e uma árvore "metida" na construção atrás
Uma construção mais profana - uma casa de câmbios - em que os dois coqueiros foram mantidos, construindo-se a placa de protecção da entrada com dois buracos para eles.Esta é por certo a mais elaborada: um edifício de dois andares construído "à volta de uma mangueira". No rés do chão foi deixada uma divisão, com uma parte não pavimentada, que é "habitada" pelo tronco da árvore, sendo aqui que se rega a árvore!
Nos dois andares existe um café e um restaurante atravessados pela mangueira. Foi-me dito que na época devida as mangas aparecem aqui!... Aspecto do 1º andar (restaurante) e...
...o 2º andar (café) visto de fora, com ramos da mangueira a sair...
A terminar a mais fotogénica: uma esplanada no cimo duma árvore! No primeiro andar do edifício funciona um restaurante que tem uma esplanada no terraço com prolongamento para a árvore que lhe fica à frente... já no meio do passeio!
Clicar para voltar à 3ª quinzena

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    A terminar a mais fotogénica e linda! Como deve de ser agradável sentar na esplanada, mesmo na árvore! Uma ideia muito bonita! Aposto em como é o primeiro lugar do restaurante a ficar ocupado! Se fosse comigo, era logo para onde queria ir. Delicioso...
    E é no geral uma ideia engraçada. Proteger as árvores sagradas, fazendo-lhes um tempo em volta. Não acho pouco fotogénico. Acho bonito! O templo da primeira foto, então, é lindíssimo! Construir um edifício de dois andares com uma árvore dentro, reservar uma sala só para a árvore, é espectacular, eu acho.
    Nunca tinha ouvido falar nesta tradição, nem tinha visto nenhuma fotografia com nada parecido. Ainda bem que se resolveu a fotografar estes templos bonitos e fora do comum.
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar