A excursão iniciou-se logo pela manhã com a visita a diversos templos de Bhubaneswar. Quando li que a cidade era também conhecida como a cidade dos templos... pensei que fosse exagero! Afinal o titulo é merecido... só é pena que na maioria deles não seja permitida a entrada a não crentes... Todos os templos visitados se localizam fora do centro da cidade e, de um modo geral, estão muito bem conservados e rodeados de jardins. Como pouco sei acerca dos templos limito-me a mostrar fotografias, mais ou menos pela ordem em que foram tiradas, do que mais me impressionou...
...mais outro...
A seguir, um dos mais famosos, o Mukteswar Mandir, o seu lago e...
...o lago...
O interior visto de fora.
Um outro templo, rodeado por um muro que limita o acesso a não hindus e...
...o lago visto de um sítio mais elevado.
A Shanti Stupa e uma estátua de Buda (há várias à volta do templo)
O último templo - Lingaraj Mandir - tem mais de mil (!) anos e só pode ser visto do lado de fora. Está rodeado por um alto muro e numa parte dele existe um plataforma que permite ver o que se passa para lá do muro... é necessário para isso fazer uma pequena oferenda (ou seja... meia dúzia de rupias...). O rigor é tal que foi impedida a entrada a Indira Gandhi pelo facto de ser casada com um não hindu!
Aqui a entrada...
Aqui a entrada...
Olá Taborda,
ResponderEliminarNão sei se é assim tanta pena não deixarem entrar nos templos quem não é crente... Pelas fotos que conseguiu tirar do lado de fora, os templos são sem dúvida muito mais bonitos no seu exterior! O interior parece muito escuro e triste, com paredes enegrecidas e mal conservadas. Enquanto que do lado exterior são simplesmente maravilhosos! Cheios de pormenores e riquezas de detalhes!
De todos os fotografados nesta manhã, os meus preferidos são o Lingaraj Mandir e o outro templo amarelo e vermelho. Adoro ver cores alegres nestas construções! Tão diferente das cores sóbrias dos nossos monumentos nacionais... Acho encantador!
Outro aspecto muito bonito é o facto de os templos estarem rodeados de jardins! Fica tudo muito mais bonito quando enquadrado num jardim lindo, verdejante e com flores.
É merecido, sem dúvida, o título de Cidade dos Templos!
Beijinhos,
Glória