quinta-feira, 18 de março de 2010

Konarak - O Templo do Sol

O Templo do Sol, que foi construído por volta de 1250 da nossa era, localiza-se na povoação de Konarak, Orissa, é um dos mais importantes templos indianos dedicado ao Deus Sol (Surya), sendo classificado pela UNESCO desde 1984 como Património Mundial. O Templo, orientado na direcção leste-oeste, é a representação monumental do carro do Deus Sol - Surya - com as suas vinte e quatro rodas (uma por cada hora do dia) esculpidas com um sem fim de motivos simbólicos e que é "puxado" por sete cavalos (um por cada dia da semana). As construções "assentam" num rodapé de 1452 elefantes esculpidos e estão cobertas de inúmeras figuras em relevo que mostram dançarinas, divindades, animais, caçadores, criaturas míticas, cenas domésticas, cenas sensuais... e intrincados padrões decorativos geométricos.
O templo visto assim que se entra no recinto...

...e visto do lado oposto, a sala de dança.
Pormenor das figuras que na anterior fotografia ladeiam as escadas e...
...pormenor do telhado.
As paredes estão decoradas com uma infinidade de figuras que originalmente estariam cobertas com uma fina camada de gesso, que por sua vez estaria colorida com cores brilhantes.


Da sala da música duas vistas para o templo
Coluna na sala da música
Mais pormenores das figuras nas paredes

Três fotos mostrando algumas das 24 rodas (repare-se nos elefantes esculpidos no "roda pé"... alguém os contou, são 1452!)

Pormenores das rodas

Pormenor de esculturas não acabadas...
Estátua de Surya na fachada sul que mostra o deus na sua juventude, simbolizando o sol nascente (existem mais duas estátuas de Surya: a oeste representando o sol do meio-dia, no vigor da idade madura e a norte, mostrando o deus com sinais visíveis de cansaço, simbolizando o sol ao fim do dia) .
Mais rodas, percebendo-se bem qual a dimensão das mesmas...

Outras vistas...
Esculturas

À saída... não podiam faltar as bancas de recordações...
Clicar para voltar à 3ª quinzena

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    Muito lindo o Templo do Sol! Muito rico de pormenores! Tantos detalhes, novamente aquela impressão de ser renda feita em pedra! Lindíssimo! Nem consigo imaginar sequer todo o trabalho, tempo, esforço dos artistas que fizeram esta autêntica obra de arte em pedra!
    Fiquei a pensar em como as pessoas circulam perto da borda do piso superior do Templo! Não é perigoso? Não tem qualquer protecção, nem vedação...
    As típicas bancas de recordações, evidentemente,não podiam faltar! E ainda bem que assim é! É sempre muito bom trazer qualquer recordação do lugar que vamos visitar, além das fotografias claro!
    Os vestidos das mulheres indianas continuam a fascinar-me! Como princesas a circularem pelo Templo... Acho lindo!
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar