quarta-feira, 10 de março de 2010

A cerimónia Aarti nas margens do Ganges

Aarti, também chamada de arti, arati, arathi, aarthi... é uma cerimónia/ritual hindu que visa a purificação. Realiza-se diariamente nas cidades sagradas de Haridwar, Rishikesh e, como não podia deixar de ser, Varanasi. É um espectáculo de luz, música e fogo em honra da deusa Ganga (o rio Ganges).
Ao fim da tarde, muito antes do pôr do sol, turistas e crentes começam a reunir-se junto do ghat Dasaswamedh tentando encontrar um lugar que lhes permita ver de perto a cerimónia. Muitos preferem ver a cerimónia do meio do rio, a bordo dos barcos... mas não é a mesma coisa!...
Para leigos como eu a cerimónia é, fundamentalmente, um espectáculo de luz, som... e perfume.
Um grupo de jovens pandits são o centro das atenções. No cimo de enormes blocos de cimento vão executando uma rigorosa coreografia com "pauzinhos" de incenso e velas acesas que vão perfumando o ambiente... Toda a cerimónia é acompanhada por cânticos e exímios tocadores de sinos e  tambores. Ao mesmo tempo muitos crentes oferecem à deusa Ganga pequenas taças (geralmente de folhas entrançadas) com velas que põem a flutuar no rio, homenageando os familiares falecidos e acreditando que assim os seus erros são perdoados e recuperam a pureza.
Muito antes do pôr do sol já há muita gente a caminhar para aqui...
...já se bebe muito chai...
...alguns vão rezar...
...e já se vai vendo o ambiente.
  
Começa a escurecer... acendem-se as luzes... 

 Muitos vão assistir a bordo dos barcos...
 Noite escura
 Outras cerimónias...

 A cerimónia principal



 A assistência

 Assistindo do meio do rio

Sem comentários:

Enviar um comentário