Na margem mais sagrada do Ganges, em Varanasi, a maior área onde se fazem cremações é aqui, junto ao crematório eléctrico. Este é relativamente pouco utilizado pois os crentes continuam a preferir cremar os seus entes queridos em cima de pilhas de madeira na margem, atirando depois as cinzas ao rio...
Aqui chegam grandes barcaças carregadas de lenha que é depois vendida para as cremações. Conforme as posses assim varia a quantidade e qualidade da madeira que vai ser utilizada. Casos há em que é utilizada madeira perfumada!
Aqui chegam grandes barcaças carregadas de lenha que é depois vendida para as cremações. Conforme as posses assim varia a quantidade e qualidade da madeira que vai ser utilizada. Casos há em que é utilizada madeira perfumada!
"Dentro" desta área não são muito bem aceites as máquinas fotográficas... mas pagando a um dos "encarregados" tudo, ou quase tudo, é permitido!... O respeito pelas crenças é muito bonito e eu gosto... mas se se pode comprar... então uso a tele-objectiva! Primeiro algumas vistas gerais...
...a terminar... uma curiosidade que não vi referida em lado algum: após a cremação as cinzas são transportadas em grandes cestos de vime para o rio, simplesmente não são despejadas directamente no Ganges, o cesto é mergulhado na água de modo que as cinzas"escapem" entre os vimes e no cesto fica o que não se transformou em cinza... anéis, dentes de ouro,...
Clicar para voltar à 3ª quinzena
Olá Taborda,
ResponderEliminarHábitos e costumes tão diferentes! Mas uma coisa é engraçada, até para se ser cremado, há que levar em conta as posses do defunto. Até a quantidade e a qualidade de lenha varia quanto aquilo que se pode pagar! Como nos nossos caixões... E não é que ao morto vá fazer nenhuma diferença se a lenha é perfumada, ou não...Afinal, em certos aspectos, as coisas não são assim tão diferentes. E pagando, quase tudo é permitido. Não muito distinto, infelizmente do que acontece por quase todo o lado.
Tanta lenha empilhada! Parece impossível que não caia e se espalhe pelos degraus...
E as piras a arder em público, como se fosse um espectáculo muito normal... Acho tão estranho, tão macabro! E que fazem depois aos aneis e dentes de ouro? Possivelmente ficam para os familiares... Também respeito muito as crenças, e as tradições de cada um, mas acho tudo isso muito grotesco, muito primitivo!
Agora o que mais gostei, achei mesmo linda, foi a primeira fotografia! Aquela com a barcaça a chegar carregada de lenha, e a luz alaranjada bonita que estava um pouco por todo o lado!
Beijinhos,
Glória