sábado, 27 de março de 2010

Apontamentos marginais - 13

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Comboios na Índia - 1
Nada melhor do que o pequeno artigo publicado há tempos no Expresso para caracterizar os caminhos de ferro indianos e servir de introdução a este post:
"A Índia é conhecida por dispor da maior e mais movimentada rede ferroviária do mundo (63 327 km), onde viajam diariamente mais de 18 milhões de pessoas e mais de dois milhões de toneladas de carga. Nos últimos cinco anos foram construídos, em média, 220 quilómetros de novas linhas. A gestão do sistema está nas mãos de 1,372 milhões de funcionários da empresa estatal Indian Railways (o que a torna na quarta maior empregadora a nível mundial!), que operam um parque de material circulante constituído por mais de 50 mil carruagens de passageiros e oito mil locomotivas eléctricas e a diesel, que servem um total de 6909 estações, com uma pontualidade de 90,6% (2008-2009). A empresa facturou no último ano fiscal 798,370 milhões de rupias (cerca de €11,6 mil milhões), contribuindo com 1,18% para o produto interno bruto indiano." in Expresso de 16Jan2010.
Primeiro duas máquinas......um comboio em movimento e......comboios numa estação.O movimento na gare de uma estação, primeiro a de Vapi (a estação que serve Damão)...
...depois a estação principal de Mumbai - a Chhatrapati Shivaji Terminal (CST).As situações que mostro nas fotos que se seguem são, por certo, algumas das que melhor retratam os comboios na Índia.
Sempre muito cheios (mas raramente como às vezes é mostrado na Net, com os passageiros "empilhados" até no tecto das carruagens), um compartimento de 2ª classe com os passageiros a ocuparem os lugares destinados à bagagem.
Diferente... uma carruagem de 1ª classe que...
...inclui serviço de catering praticamente de hora a hora!....
Outra imagem "de marca" é a das janelas com grades para impedir a entrada ou saída de pessoas e das pessoas viajando sentadas nos degraus das portas.
Habitual, também, é ver os passageiros sentados no chão à espera do comboio e... ...se a espera é longa... o chão é bom para tirar uma soneca! Habitualmente os comboios têm, devidamente assinalada, uma carruagem (ou metade) só para mulheres...Uma passagem de nível
Passagem por uma pequena estação.
Descendo num apeadeiro...
Interior de carruagem. Junto à porta da carruagem o...
...o lavatório.
Percorrendo o comboio de ponta a ponta um vendedor de refeições (há sempre vendedores de água e refrigerantes, café, chá, amendoim, fruta, fritos, sandes, omeletes, etc...)
Desenhos numa parede da estação de Margão (obra do artista local Mário Miranda)
Um "quarto" muito útil nas estações - o cloak room (local onde se depositam bagagens) - mais útil que este... só o quarto de banho!
Comboio de mercadorias... olha o passarinho!
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