domingo, 28 de março de 2010

De Neral a Matheran num comboio via estreita

Chegado a Mumbai, eram umas 6h da manhã, procurei (e encontrei) hotel e dirigi-me à estação de Chhatrapati Shivaji Terminus (CST) onde, por volta das 8h 10m, tomei um comboio regional......para Neral. Foram quase duas horas para percorrer cerca de 90 km. Em Neral esperava-me um comboio de montanha, via estreita (estreitissima!), para me levar a Matheran. O comboio - meia dúzia de pequenas carruagens - esperava na estação... mas sem a locomotiva que o iria puxar!
As carruagens abrem directamente para fora, não havendo ligação nem entre os compartimentos (os de 1ª para 6 pessoas e os de 2ª para 8), nem entre as carruagens.
Tabela de preços dos bilhetes... note-se o "abismo" entre os de 1ª classe e os de 2ª!
Depois de alguma espera (o comboio atrasou a saída quase uma hora!), vinda da "estação de recolha" chegou......a locomotiva!Lá seguimos viagem! A frente do comboio......e a parte de trás.Os vendedores (refrescos, amendoins, fruta...) deslocam-se entre os compartimentos pelo lado de fora do comboio!
A viagem - 22 km - durou cerca de duas horas percorrendo uma via única que mais não é do que um conjunto de curvas, sempre a subir, e quase sem uma recta digna desse nome. Aqui ficam duas vistas da linha
Mais ou menos a meio da viagem o comboio pára num pequeno apeadeiro onde esperamos que passe o comboio que vem a descer em sentido contrário. Só aqui a via é dupla para permitir o cruzamento dos comboios
Toda a gente desce......tiram-se fotos à locomotiva...
...visita-se o "posto de comando"......e come-se!O comboio descendente passa e nós seguimos viagem...
...até Matheran, uma estância de montanha muito visitada pelos residentes de Mumbai.O regresso foi num outro comboio, idêntico ao anterior (a locomotiva é que era de outra cor...)Pessoas na berma da linha vendo o comboio passar.
Paisagem montanhosa vista do comboio e......talhado na montanha, um deus hindu!
Para terminar faltava esta... o comboio teve de parar para deixar passar as vacas!
Clicar para voltar à 3ª quinzena

Sem comentários:

Enviar um comentário