terça-feira, 23 de março de 2010

Apontamentos marginais - 12

Biscoitos(!?)...
Espero que o titulo não vos aguce o apetite!... o que vou mostrar são biscoitos ou bolachas feitos dos dejectos de vaca, camelo ou elefante (por favor... não vomitem!). Para fazer face à escassez de lenha para os fogões, por toda a Índia encontramos paredes, telhados, terreiros... repletos de biscoitos (foi assim que lhes chamei há mais de 20 anos quando os vi pela primeira vez...) de bosta de vaca, camelo ou elefante, ao natural ou amassada com ervas, a secar ao sol. Depois de secos os biscoitos são queimados nos fogões para aquecimento e/ou para cozinhar (mas nunca vi usar os biscoitos para grelhados... felizmente!).
Aqui ficam algumas fotos...




Junto de "enfiadas" de flores... "biscoitos" já embalados... (qualquer dia aparecem à venda nos super mercados!?...)Da Net, já não sei de onde... um cartoon referente ao assunto!
Clicar para voltar à 3ª quinzena

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    Realmente dá vontade de vomitar! Mas eu já sabia desses biscoitos. Li um livro, cuja história se passava num país aonde também se faziam biscoitos de dejectos de animais... É bastante repugnante, mas realmente, ainda bem que não os usam nos grelhados!
    O que é preciso é ser-se engenhoso. Uma vez que há pouca lenha... usa-se a matéria prima em maior abundância.
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar