quarta-feira, 3 de março de 2010

Apontamentos marginais - 9

Jhansi Ki Rani e o seu cavalo...
Como já disse, cheguei a Jhansi à noite, já bastante tarde... Em frente à estação achei curiosa esta estátua...Vim depois a saber que representa Jhansi Ki Rani (a rainha de Jhansi, cujo nome era Lakshmi Bai), uma das heroínas da rebelião de 1857, símbolo da resistência contra os ingleses. A estátua mostra a rainha a cavalo transportando o filho adoptivo. Segundo consta, ela morreu sobre o cavalo, com as rédeas nos dentes, segurando o escudo e a espada com as mãos e tendo o filho preso às costas. Pela sua bravura é considerada um símbolo para a liberdade e um exemplo para as mulheres hindus... a Joana D'Arc da Índia!
Ao condutor do moto riquexó que me transportou ao forte pedi que me levasse à estação para tirar uma foto da estátua... de dia.
O condutor ainda falava um inglês pior que o meu... entendeu que eu queria ver todas as estátuas da rainha existentes na cidade... Apesar de tudo foi um passeio interessante (não sei se haveria mais... consegui mudar-lhe o rumo!) que teve como resultado as fotos que se seguem...
Clicar para voltar à 2ª quinzena

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    Gosto tanto da maneira engraçada como põe os assuntos! Deve ter sido bem divertido descobrir que estavam a ver todas as estátuas da rainha, da cidade... Felizmente que conseguiu mudar o rumo ao passeio, imaginemos que existissem dezenas delas!...
    Mas valeu a pena. As fotografias ficaram muito lindas! Eu gosto mais daquela em que o cavalo está empinado. Linda... E a história da rainha também é apaixonante. Uma heroína cheia de coragem e de valentia!
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar