quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Mumbai - Passeio a Bandra

Situado no norte de Mumbai este subúrbio mostra ainda alguns vestígios da presença portuguesa, sendo por isso também conhecido como o bairro português. A caminho de Bandra, pela marginal... ...uma vista dos arranha-céus de Mumbai, que a poluição não deixa ver......a ponte sobre o mar, ainda em construção (mas já se circula por uma das faixas), e aspecto das portagens.
Algumas das casas em Bandra com influência portuguesa...O transito em Bandra
Tendo em vista abastecer de água os barcos que por aqui passavam, os portugueses construíram em 1640 este forte. Conhecido como Castella de Aguada, eis o forte (não visitável, estavam lá uns militares que não permitiam a entrada!?...)
Para além do forte e das casas há outras influências portuguesas em Bandra, bem visível nas duas igrejas que visitei - a igreja de Santo André e a Basílica do Monte de Santa Maria (ver o post em que as mostro mais em pormenor).
Igreja de Santo André
Basílica do Monte de Santa Maria
Vendedores de flores e velas coloridas perto das igrejas (veja-se na primeira foto ex-votos em cera de partes do corpo humano, muito em uso por aqui e que terá sido mais uma "herança" portuguesa)
Uma imagem de S. Sebastião (santo muito popular na Índia) numa rua de Bandra
Sem influencia portuguesa, a mesquita (também mostrada no post acima referido)Perto da mesquita o metro em construção e...
...o colorido da publicidade.
De regresso ao centro de Mumbai a ponte vista de Bandra e prédios vistos da ponteClicar para voltar à 1ª quinzena

2 comentários:

  1. Olá Taborda,
    Lindas as flores e as velas coloridas que são vendidas perto das Igrejas! Lindas também as duas Igrejas! A influência portuguesa ainda está presente, depois de tantos anos! É bonito de ver! Porque será que não deixam visitar o Forte? Talvez esteja para manutenção...
    Gosto muito da última fotografia da ponte vista de Bandra, parece que está a entrar água adentro...
    Ah, e aquela publicidade toda colorida, com tantos cartazes, também está bem engraçada!
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do post, não imaginava que ainda lá existisse influência portuguesa
    as fotos têm muita vida!
    obrigada por mostrá-las
    Angela

    ResponderEliminar