quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Apontamentos marginais - 6

Casamentos
O casamento é uma cerimónia interessante em qualquer parte do mundo, mas na Índia é-o muito mais, pelo menos para nós ocidentais. As fotos que mostro foram tiradas em diferentes locais e daí que o cerimonial seja, em cada uma delas, muito diferente e, por vezes, exótico!
A iniciar duas fotos tiradas em Goa, não muito diferentes das que estamos habituados a ver: a viatura que transporta os noivos e uma noiva.Ainda em Goa, um casalinho hindu, que se dirige a um templo acompanhados pelos pais da noivaAs três seguintes foram tiradas em Amritsar: a primeira mostra a festa dos convidados e/ou acompanhantes, depois um "carro" com altifalantes que vai transmitindo música (não se vê mas no seu interior vai um gerador para alimentar o som!) e a terceira dois daqueles "carros" estacionadosAs duas seguintes foram tiradas junto ao rio Ganges, em Varanasi. Repare-se no simbólico nó que une o vestido da noiva a um lenço que o noivo transporta Agora o mais espectacular casamento que vi passar. Primeiro fotos tiradas da varanda do hotel onde fiquei hospedado. O cortejo abre com uma banda e com pessoas transportando luzes!Lá atrás um gerador (aqui ainda visto de cima) que alimenta as lâmpadas do cortejo!
Descendo à rua... eis o geradorA banda e as pessoas transportando a iluminação (repare-se nos cabos que ligam a iluminação ao gerador que vem lá atrás!)A terminar duas fotos que me foram cedidas pelo meu amigo Diogo: são anúncios de casamentos! São outdoors enormes (parecem de propaganda politica!)
Clicar para voltar à 2ª quinzena

2 comentários:

  1. Amigo Taborda
    Apenas uma coisa te tenho a dizer:
    -Está um espectáculo !!!
    Abraço e parabéns
    Diogo

    ResponderEliminar
  2. Olá Taborda,
    Os dois anúncios de casamento são espectaculares! Os noivos devem sentir-se como se fossem estrelas nacionais!
    Tão engraçado as pessoas a transportarem os cabos da iluminação... Mas fica realmente bonito o efeito das luzes!
    Um carro com altifalantes a transmitir música durante o cortejo do casamento! Como nas campanhas eleitorais! Tão diferente...
    As duas primeiras fotos, realmente não se distinguem muito de outros transportes de noivas pelo mundo fora...
    A minha fotografia preferida é aquela em que o vestido da noiva está atado com um nó ao lenço do noivo. Além das roupas serem bonitas e alegres, a simbologia é muito linda também! A noiva e o noivo como um só, como se passassem a estar ligados... acho lindíssimo!
    Afinal, apesar do cenário, das roupas e das tradições diferentes, o casamento, como diz o Taborda, é uma cerimónia interessante. E a esperança e os sonhos dos noivos devem ser iguais em todo o mundo.
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar