quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Apontamentos marginais - 7

Como tentaram aldrabar-me
Apesar de se sentir que se viaja por toda a Índia em segurança, aparece sempre alguém que tenta aldrabar-nos... De um modo bastante inocente são os vendedores que tentam vender por um preço muito alto (é vulgar pedirem dez vezes mais que o verdadeiro preço...), uma vez por outra trocam o artigo que compramos por outro inferior,... Nos transportes (seja o táxi, o moto riquexó ou o carro de aluguer) há que ter cuidado pois o preço pedido é sempre, mesmo sempre, mais alto do que a distância justificaria,... Quando se vai alugar um quarto nunca existe nenhum com o preço que vem indicado nos guias... só por um preço mais elevado!
Mas o que vou contar a seguir é um "esquema" bastante elaborado e que por vezes resulta... (comigo quase que se concretizou... mesmo cuidadoso, não sou mais inteligente que os outros...)
Em todas as grandes estações de comboios há um "departamento" (pode ser um simples guiché) para atendimento a turistas. Para além de haver aqui pessoas que falam bem inglês (e que são, de um modo geral, simpatiquíssimas e sempre disponíveis para nos indicarem o melhor horário ou percurso), podem aqui comprar-se bilhetes da quota destinada a turistas. Dirigi-me à estação de Delhi e logo à entrada fui abordado por um empregado dos caminhos de ferro, muito simpático, que me mostrou um cartão que o identificava como tal e que me informou que o tal departamento se tinha mudado. Arranjou-me logo um ciclo riquexó com quem acordou um preço muito barato e que me levou ao novo departamento, relativamente perto da estação. Empregados simpáticos, chá, café, coca-cola,... mas qualquer destino que pedisse... estava esgotado para as duas semanas seguintes (tudo "comprovado" através do computador), sendo-me sugeridas alternativas por via aérea a preços exorbitantes... Não foi aqui, mas foi um local parecido. Disse-lhes que não tinha dinheiro suficiente e que voltaria mais tarde... Voltei foi à estação e através de outros turistas encontrei o tal "departamento". Havia os lugares e para as datas que queria...
Um ou dois dias depois, era domingo, voltei para trocar um dos bilhetes... apareceu-me um outro "simpático" a informar-me que o departamento estava fechado e a indicar-me um outro "escritório" para fazer a troca... mas eu agora sabia que o "departamento" não fechava ao domingo...

Clicar para voltar à 2ª quinzena

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    Como em todos os outros países, também na Índia existem pessoas de honestidade duvidosa.È o risco que se corre quando se é turista. No nosso país, já sabemos bem como lidar com quase toda a espécie de vigarices, e estamos familiarizados com as abordagens e as técnicas, mas no estrangeiro deve ser muito mais difícil.
    Sorte a sua que estava alerta e não se deixou enganar. Aposto que se fosse comigo, tinha pago a quantia que eles pediam,sem sequer reclamar e ainda agradecia por cima... Tenho o péssimo hábito de nunca desconfiar das pessoas, mas por vezes estar atento faz muita falta.
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar