sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O Metro de Delhi

Embora previsto desde 1960, a construção do Metro de Delhi só foi iniciada em 1998. Mesmo com algumas interrupções a primeira linha entrou em funcionamento a 24 de Dezembro de 2002, tendo a primeira fase (as três linhas actuais) sido concluída em Dezembro de 2005... cerca de três anos antes do previsto!!! Esta primeira fase tem cerca de 61 quilómetros, dos quais cerca de 13 são subterrâneos. A segunda fase (está previsto um total de 4 fases), com 127 quilómetros, deverá abrir no decorrer de 2010.
A rede actualUma entradaDesde os "acontecimentos" de 26 de Novembro de 2008 que antes de validar o bilhete, tal como se fosse um aeroporto, se passa por um cordão policial onde se abre/mostra o que se leva, os sacos/malas passam por um scanner e nós próprios somos "escaneados". Destas "operações" não tenho fotos pois sempre que mete polícia... meto a máquina no saco!
Validação de bilhetes
O interior das estações contrasta com o que se passa lá fora... Ordem, limpeza,...É curioso que só se tem acesso às lojas, restaurantes e cafés das estações após a validação do bilhete, pelo que estes estabelecimentos têm relativamente pouco movimento (pelo menos às horas a que por lá passei...), sendo o ideal para tomar um café nas calmas (com a vantagem de que em algumas estações se pode tomar uma bica - express coffee - o que não é muito habitual na Índia). Eis um desses cafés Interior de uma carruagem. Os lugares sentados são muito poucos e destinados a mulheres!
O interior de uma estação
As obras em curso, a linha para o aeroporto
Clicar para voltar à 2ª quinzena

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    O Metro de Delhi é bastante moderno, e realmente parece ser muito limpo! E como parece sossegado se comparado com o nosso Metro, cá em Portugal! Pois, o pior é mesmo para os cafés, e para o outro comércio dentro da estação. Com poucos passageiros, fazem também menos negócio...
    Sabe o que é que adorei? Haver poucos lugares sentados no Metro, e serem reservados para as mulheres! Muito bem! Um exemplo a seguir em todos os países, digo eu!
    As medidas de segurança são muitas, logo á entrada. Mas tem que ser. Depois do que se passou, não é de admirar que se queiram proteger melhor.
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar